Gramado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garricha começa a ser instalado


Grama começa a ser plantada no estádio Nacional de Brasília
Instalação de Grama no Estádio Nacional. Foto: Divulgação.
No último sábado (27/04), teve início a instalação do gramado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, a previsão é de que o gramado seja instalado até a próxima quarta-feira (01/05). Cultivada no município de Neópolis, em Sergipe, a grama da espécie Bermuda Celebration foi cortada em rolos de 1,2m por 15m e enviada à Brasília por meio de 18 carretas refrigeradas.

O secretário Extraordinário da Copa no Distrito Federal, Claudio Monteiro, disse que a expectativa é concluir o trabalho de instalação do gramado em quatro dias, haja vista que o campo do estádio já estava preparado para receber a grama (foram concluídos os trabalhos de drenagem, compactação do solo e sistema de irrigação), etapas consideradas fundamentais para uma boa e rápida adaptação da grama.
 
18 caminhões transportaram a grama para o estádio Nacional de Brasília
Rolos de Grama sendo carregados em carretas rumo à Brasília. Foto: Divulgação.
De acordo com a diretora de Obras Especiais da Novacap, Maruska Lima, após a conclusão da instalação começa a fase de manutenção. “É uma fase de cultivo, semeio e corte para que, no jogo do dia 18 de maio (final do Campeonato Candango), esteja perfeita e em condições de utilização”, disse.

Muitas pessoas estão questionando a cerca do curto prazo entre o plantio do gramado e a primeira partida que o estádio receberá. Serão pouco mais de 16 dias entre a instalação da grama e a primeira partida, marcada para o dia 18 de maio. Segundo Maruska, esse intervalo entre a instalação e a realização da primeira partida é suficiente e que, de acordo com previsões técnicas, com dez dias é possível fazer um jogo nesse tipo de gramado.
Instalação da grama no estádio Nacional deve durar 4 dias
Operários instalando o gramado do Estádio Nacional de Brasília no último sábado (27/04). Foto: Divulgação.
Infelizmente, a nova arena de Brasília será o último estádio que será usado na Copa das Confederações 2013 a ser entregue. Inicialmente o GDF tinha programado a inauguração para o dia 31 de dezembro de 2012, em seguida, passou a data para o dia 21 de abril de 2013 e, depois, mudou novamente para 18 de maio. Esses atrasos na entrega vem preocupando a FIFA, que já acendeu o sinal de alerta e não aceita um novo adiamento na entrega da arena.

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garricha foi projetado para comportar confortavelmente até 72 mil pessoas sentadas e neste ano, receberá a partida entre o Brasil e Japão, na abertura da Copa das Confederações. Antes do início do torneio, serão realizados pelo menos dois eventos testes no estádio, o primeiro está marcado para o dia 18 de maio, final do Campeonato Brasiliense de Futebol. O segundo evento será o jogo entre Santos e Flamengo, no dia 26 de maio, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2013.

Comente com sua conta do Facebook

Comente com sua conta do Google

Nenhum comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.