Governo quer transformar os orelhões em pontos de internet Wi-Fi


O Brasil fechou agosto de 2012 com 257,90 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, com a popularização dos celulares a utilidade dos orelhões vem caindo e o serviço tende a se tornar obsoleto, para evitar que isso aconteça a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL pretende transformar os orelhões em pontos de acesso à internet Wi-Fi, desafogando assim o sistema 3G que atualmente se encontra saturado.

Caso a proposta de transformar os orelhões em transmissores de Wi-Fi não vingue outra alternativa estudada pela ANATEL é transformá-los em pontos de acesso à internet com visor para que as pessoas possam consultar informações de interesse naquela área, tais como, mapas, endereços, telefones, bares, hotéis, etc. segundo Emília Ribeiro, conselheira da ANATEL, no Rio de Janeiro estão sendo testados orelhões com Wi-Fi e os resultados são animadores. A ideia é que as operadoras estabeleçam formas de cobrança sobre o serviço de internet que serão oferecidos pelos orelhões.

Com a popularização da telefonia móvel no país, os orelhões estão rapidamente se tornando obsoletos e poucas pessoas utilizam esse que outrora já foi um valioso serviço público. "Os orelhões estão perdendo, rapidamente, a utilidade do passado. Mas eles estão lá, nas ruas, e devem servir para novas prioridades. Trata-se de um patrimônio público que não precisa ser construído, apenas modificado", afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Mesmo que os orelhões Wi-Fi ou visor para consultas seja implementado, o desafio do governo é combater o vandalismo, que hoje é responsável pela depredação de grande parte dos telefones públicos existentes no Brasil. Neste caso quem bancaria o concerto desses terminas? Essas são algumas das questões que ainda estão sendo estudadas.

E você, ainda usa os orelhões? Como você enxerga essas propostas do governo em transformar os orelhões em transmissores de Wi-Fi ou terminas de consultas? Compartilhe conosco seu ponto de vista sobre este tema.

0 Comentários