Sete de cada dez ex-presidiários voltam a praticar crimes no Brasil


Segundo o presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, ministro Cezar Peluso, de cada dez presos que deixar o sistema penitenciário no Brasil, sete voltam a praticar crimes, ou seja, 70% das pessoas que comprem alguma pena privativa de liberdade reincidem no crime, esta é uma das taxas de reincidências mais elevadas do mundo e mostra a ineficácia do sistema carcerário brasileiro.

Para tentar mudar este triste panorama, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, criou em 2009 o programa Começar de Novo foi criado em outubro de 2009 com o objetivo de oferecer oportunidades de capacitação profissional e de trabalho para detentos e ex-presidiários. Os detentos que trabalham e estudam, tem como incentivo a redução da pena proporcionalmente às horas trabalhadas/estudadas.

Hoje dos 500 mil presos existentes no Brasil, somente 14% trabalham e 8% estudam, com esses números associados às más condições das delegacias e presídios, falta de capacitação e salários baixos das polícias e principalmente, política de segurança público conduzida de modo errôneo pelos governantes, forma a fórmula perfeita para demonstrar os altos índices de reincidências e, sobretudo de criminalidade em nosso país.

0 Comentários