Ministério da Justiça incentiva o Bloqueio de Celular Roubado ou Perdido

O Brasil é o quinto país no mundo que mais tem celulares ativos, já são mais de  169 milhões de aparelhos e esse número não pára de aumentar, seguindo essa tendência em breve nosso país terá proporcionalmente um celular para cada habitante. Com esse crescimento vem também o aumento no número de furtos ou roubos de celulares, que se tornaram cada vez mais freqüentes, o problema aumenta quando as pessoas não comunicam o roubo ou furto às autoridades competentes e se limitam a ligar na sua operadora e solicitar o bloqueio somente do chip, esquecendo também de bloquear o aparelho celular.

Para alertar os nossos leitores a respeito da importância de bloquear o chip e também o celular perdido, roubado ou furtado, tempos atrás fiz uma postagem onde eu ensinava as pessoas a bloquearem seus aparelhos junto a sua operadora utilizando o número de identificação do aparelho – IMEI(International Mobile Equipment Identity), veja o Post Bloquear Celular Roubado ou Perdido, fiquei espantado com o grande número de pessoas de todo o Brasil e também do exterior que me enviaram e-mails ou deixaram comentários dizendo que tinham sido vítimas de roubo ou furto de celulares ou mesmo tinham perdido seus aparelhos e queriam saber como bloqueá-los.
O Ministério da Justiça solicitou à Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações que seja editado o mais rápido possível um regulamento que padronize os procedimentos para identificação e bloqueio de celulares no Brasil com o objetivo de coibir o roubo e o furto de aparelhos celulares que cresce a cada dia, hoje cada operadora tem um procedimento para efetuar o bloqueio de um celular, o que acaba dificultando a vida do consumidor que teve seu aparelho furtado. O Ministério da Justiça espera com a padronização dos procedimentos que haja maior celeridade e sobretudo facilidade para o consumidor pedir o bloqueio de um aparelho roubado. "Hoje, existe um comércio ilegal abastecido de aparelhos celulares roubados, ou seja, há um incentivo para o furto. Com o bloqueio do aparelho pelo consumidor, o celular roubado se torna apenas um relógio e/ou despertador", afirmou a secretária de Direito Econômico do MJ, Mariana Tavares de Araújo.
Outro ponto importante que deve ser lembrado pelas pessoas é que além de solicitar junto a operadora o bloqueio do chip e do aparelho celular, deve-se também registrar um Boletim de Ocorrências do roubo ou furto do celular, pois dessa forma, se o aparelho for encontrado de posse de uma pessoa parada em blitz ou abordagem de rotina da polícia, ele será identificado e devolvido a você.
Espero que seja realizada uma maior divulgação do bloqueio de celulares perdidos, roubados ou furtados, pois muitas pessoas não sabe como proceder para ativar o bloqueio e inutilizar o celular que já não está mais em suas mãos. O modo mais simples para bloquear um celular é por meio do IMEI, que é um código único de 15 algarismos que cada aparelho tem, ou seja, é como se fosse o CPF do celular, não pode haver dois aparelhos com o mesmo código de identificação. Para encontrar o IMEI do seus celular digite: *#06# (asteristico, jogo da velha, zero, seis e jogo da velha), que irá aparecer no visor um código de 15 algarismos como dito anteriormente. Para saber mais a respeito do procedimento clique aqui.
Veja abaixo um vídeo do Bom Dia DF, onde o delegado Adval Cardoso de Matos, da Delegacia de Repressão a Roubos do DF dá muitas dicas do procedimento a ser tomado quando a pessoa é vitima de roubo ou furto de celular, a entrevista é muito esclarecedora e vale a pena conferir:





0 Comentários