Queimadas derrubam ainda mais a umidade do ar em Brasília


Há mais de três meses não chove em Brasília, para piorar, uma onda de incêndios florestais atinge várias partes do Distrito Federal, contribuindo para derrubar ainda mais a umidade do ar, que está na faixa de 10%. Os brasilienses ainda sofrem com as altas temperaturas, que nas horas mais quentes do dia chegam a 32º C.

Nesta sexta-feira (09/09), a capital federal amanheceu com céu encoberto pela fumaça dos incêndios ocorridos ontem (08/09) na Base Aérea de Brasília, no Jardim Botânico e no Parque Nacional. Desde ontem, o Corpo de Bombeiros registrou 45 focos de incêndio em todo o DF.

“No final de agosto, registramos diariamente 50 ocorrências de incêndio, no último final de semana foram 158”, disse o major do Corpo de Bombeiros Sérgio de Oliveira. Nos últimos meses, cerca de 500 militares foram escalados para conter queimadas, com o apoio de 17 viaturas e dois helicópteros.

Segundo o coronel Sérgio Bezerra, da Defesa Civil, três escolas públicas (duas do Lago Sul e uma do Jardim Botânico) tiveram que cancelar as atividades nesta sexta-feira, porque o ambiente escolar estava tomado pela fumaça. O órgão recomenda que as instituições públicas e privadas suspendam suas atividades quando forem percebidos sinais de graves danos à saúde ou quando focos de incêndios afetarem as atividades laborais ou letivas. A Defesa Civil alerta a população para cuidados como evitar a exposição ao sol das 10h às 16h e beber muita água.
Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) vai ser usada no combate a incêndios florestais em Brasília. A prioridade, segundo a FAB, é controlar o fogo que atinge uma área próxima à Base Aérea de Brasília e que fez o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek operar por instrumentos das 4h às 10h desta sexta-feira (09/09).

A aeronave da FAB tem capacidade para lançar 12 mil litros de água por voo e deve decolar as 6h de amanhã (10/09) da Base Aérea de Brasília. O reabastecimento de água será feito na Base Aérea.

Por causa da fumaça, funcionários do aeroporto e de companhias aéreas foram trabalhar usando máscaras. No centro da capital, a Esplanada dos Ministérios amanheceu encoberta e as provas de hoje do 1º Campeonato Nacional de Balonismo da Independência foram canceladas por falta de visibilidade.

Além do incêndio próximo à pista do aeroporto, duas grandes queimadas atingem o Distrito Federal: uma na Estação Ecológica Jardim Botânico e outra na Floresta Nacional de Brasília. Cerca de 300 bombeiros atuam no combate ao fogo, de acordo com a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros do DF.

Com informações da Agência Brasil para o site Redecol Brasil

0 Comentários