Últimas Notícias

Notícias do Rádio

Telefonia

Nº de visualização do site

Pessoas Online

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

No dia 26 de outubro de 2016, as transmissões de televisão em Brasília e em nove cidades do Entorno serão exclusivamente digitais

|

Está chegando o dia em que a tv analógica será desligada em Brasília e região do Entorno
A região do Distrito Federal (incluindo nove cidades do Entorno) terá o sinal analógico desligado no dia 26 de outubro. 
A partir dessa data, os canais abertos de televisão passarão a ser transmitidos exclusivamente pelo sinal digital e terão a programação exibida em todas as TVs com muito mais qualidade de imagem e som. Para ter acesso gratuito à TV digital, é preciso ter uma antena UHF e um televisor preparado para receber o sinal digital.

Além do Distrito Federal, as seguintes cidades goianas próximas à Brasília também passarão pelo processo de desligamento da tv analógica no dia 26 de outubro: Cristalina, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Formosa, Águas Lindas de Goiás e Planaltina.

Confira abaixo as principais informações para aproveitar ao máximo as possibilidades que a transmissão digital gratuita irá trazer.

Antena UHF: É muito importante checar se a antena de sua casa ou de seu condomínio é adequada para captar o sinal digital. A maioria da população utiliza uma antena VHF, que não capta o sinal da TV Digital. Se este é o seu caso, será necessário substituir a antena. Você mesmo pode fazer, mas recomendamos contratar um antenista, que saberá instalar a antena na altura adequada, acima de barreira como muros, paredes, árvores e até caixas d’água e apontar o equipamento para a direção correta.

Televisor: para exibir a programação captada pela antena UHF, a televisão também precisa “entender” o sinal digital. As TVs de tubo não entendem o sinal digital e precisam de um conversor, que pode adquirido em uma loja de equipamentos eletrônicos. As TVs de tela plana mais antigas, fabricadas até 2010, também precisa de um conversor. Somente as TVs de tela plana mais novas, que tem controle remoto original com botões coloridos, já vem com o conversor embutido. Para estas, é só conectar o cabo quem vem da antena direto na TV.

Conversor: a função do conversor é traduzir o sinal digital captado pela antena UHF em um sinal que sua TV vai entender e conseguir exibir na tela. Existem diversos modelos disponíveis, cada um com características e funcionalidades diferentes. Contudo, todos cumprem o papel de trazer a programação digital gratuita à casa dos telespectadores. A escolha do modelo deve ser feita de acordo com o televisor. Por isso, na hora da compra, certifique-se que existe compatibilidade entre os equipamentos.

Busca de canais:  com todos os equipamentos instalados, é necessário fazer a busca de canais utilizando o controle remoto do conversor ou da tv. Cada equipamento faz a busca de canais de uma maneira diferente. O caminho mais comum é acessar o menu do conversor (ou da TV, se for um televisor de tela plana) e procurar os termos como “busca de canais” e “sintonia de canais”.

Distribuição de kits gratuitos: uma das responsabilidades da Seja Digital é a distribuição de um kit, com antena, conversor e controle remoto, para famílias inscritas em Programas Sociais do Governo Federal. Para verificar se pode retirar o kit gratuito, o beneficiário deve ligar de qualquer telefone para o número 147 ou acessar o site www.sejadigital.com.br.


Categorias: Atualidades, Destaque, DF, Entorno


Comente com sua conta do Facebook


Postar um comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.