As 20 maiores cidades da Região Centro-Oeste do Brasil em 2015

As 20 maiores cidades do Centro-Oeste em 2015Atualização: Saiba quais são as 20 maiores cidades do Centro-oeste em 2016.
Mais uma vez o site Redecol Brasil elabora com base nos dados sobre a estimativa populacional do Brasil, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a relação dos vinte municípios mais populosos da região Centro-Oeste em 2015. Região cuja população estimada é de pouco mais de 15 milhões de habitantes (15.442.232). Em âmbito nacional, estima-se que o nosso país tenha mais de 200 milhões de habitantes (204.450.649).

Entre as quatro unidades da federação que compõem a Região Centro-Oeste, Goiás com mais de 6,6 milhões de habitantes continua sendo o mais populoso, em segundo lugar, vem o Mato Grosso, com 3,2 milhões de moradores. Veja o quatro abaixo:
Goiás
6.610.681
Mato Grosso
3.265.486
Distrito Federal
2.914.830
Mato Grosso do Sul
2.651.235
Total

15.442.232

Os dados da estimativa populacional revelaram que na região, mais de 58% da população está concentrada nos 20 municípios mais populosos, onde existe uma maior atração populacional devido a fatores econômicos (principalmente agropecuária, indústria e comércio) e geográficos (cidades próximas às capitais). Lembrando que os dados divulgados anualmente pelo IBGE levam em conta apenas a população estimada residente nos municípios até o dia 01/07/2015.

No ranking das vinte cidades mais populosas da região Centro-Oeste em 2015, Brasília segue sendo o grande destaque, com quase 3 milhões de habitantes (2.914.830), a capital da República é a primeira da região e a quarta mais populosa do Brasil e em breve deve tomar a terceira posição de Salvador/BA, que hoje tem 2.921.087 habitantes.

Em seguida, vem Goiânia, com 1.430.697 habitantes, Campo Grande (853.622), Cuiabá (580.489) e Aparecida de Goiânia/GO (521.910). Junto com Brasília, essas são as outras quatros cidades do Centro-Oeste com mais de 500 mil habitantes em cada uma. Acompanhe abaixo a relação completa das 20 cidades mais populosas do Centro-Oeste em 2015:

1ª Brasília/DF - 2.914.830 habitantes
Brasília é a maior cidade do Centro-Oeste do Brasil
Imagem da área central de Brasília. Foto: Wikipédia
A capital do Brasil segue sendo um importante polo de atração de pessoas, com cerca de 3 milhões de residentes é a primeira do ranking das 20 maiores do Centro-Oeste. O serviço público, o setor de serviços e o comércio são os grandes atrativos da cidade, que vem a cada dia se consolidando como um dos principais centros urbanos do país.

2ª Goiânia/GO - 1.430.697 habitantes
Goiânia é a segunda maior cidade do Centro-Oeste
Vista aérea de Goiânia. Foto: fotografiasaereas.
A capital goiana, com 1,4 milhão de moradores, é a segunda mais populosa da região. Conhecida como “cidade verde”, Goiânia é destaque na qualidade de vida e o setor de comércio e indústria continuam atraindo pessoas de outras regiões que buscam melhores condições de vida na cidade.

3ª Campo Grande/MS - 853.622 habitantes
Campo Grande MS é a terceira cidade mais populosa do Centro-Oeste
Campo Grande. Foto: Fábio/skyscrapercity
A capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, com pouco mais de 853 mil moradores, é a terceira mais populosa do Centro-Oeste. Nos últimos anos a cidade vem passando por um crescimento populacional mais acelerado, ainda sim, menor que o observado em Brasília e Goiânia.

4ª Cuiabá/MT - 580.489 habitantes
Cuiabá é a quarta maior cidade do Centro-Oeste
Foto de Cuiabá. Foto: midianews
A Capital do Mato Grosso, Cuiabá, com 580 mil moradores é a quarta cidade mais populosa da região. Por ter sido uma das doze sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014, a cidade recebeu grandes investimentos em infraestrutura e principalmente tornando-a conhecida nos quatro cantos do planeta.

5ª Aparecida de Goiânia/GO - 521.910 habitantes
Foto de Aparecida de Goiânia/GO
Aparecida de Goiânia/GO. Foto: Cruvinel/skyscrapercit.
Aparecida de Goiânia, com quase 522 mil moradores, é a quinta maior cidade do Centro-Oeste. Localizada praticamente dentro da capital Goiânia, suas fronteiras se confundem e a população continua crescendo em um ritmo intenso. Atraindo pessoas que buscam um posto de trabalho nas grandes empresas instaladas na cidade ou mesmo que pretendem trabalhar em Goiânia, Aparecida deverá em breve tomar a quarta posição no ranking de Cuiabá.

6ª Anápolis/GO - 366.491 habitantes
Foto da cidade de Anápolis GO
Anápolis/GO. Foto: Prefeitura.
Cidade conhecida principalmente por sediar grandes indústrias, Anápolis com mais de 366 mil moradores é a terceira cidade mais populosa de Goiás e a sexta do Centro-Oeste.

7ª Várzea Grande/MT - 268.594 habitantes
Várzea Grande MT é a segunda maior cidade de Mato Grosso
Várzea Grande/MT. Foto: olhardireto.
Cidade adjacente à Cuiabá, Várzea Grande com cerca de 270 mil moradores configura-se como a segunda mais populosa do Mato Grosso e a sétima do Centro-Oeste.

8ª Rondonópolis/MT - 215.320 habitantes
Rondonópolis MT foto aérea
Imagem aérea de Rondonópolis/MT. Foto: Prefeitura.
Com mais de 215 mil moradores, Rondonópolis é a terceira mais populosa do Mato Grosso e a oitava da Região Centro-Oeste.

9ª Dourados/MS – 212.870 habitantes
Foto aérea de Dourados MS
Dourados/MS. Foto: Prefeitura.
A segunda cidade mais populosa do Mato Grosso do Sul e a nona do Centro-Oeste é a belíssima Dourados, com aproximadamente 213 mil moradores.

10ª Rio Verde/GO - 207.296 habitantes
Rio Verde GO é uma das maiores cidades do Centro-Oeste do Brasil
Rio Verde/GO. Foto: Rondon/skyscrapercity.
Fechando o top 10, das cidades mais populosas da Região, vem Rio Verde, com mais de 207 mil moradores, sendo a quarta de Goiás e a décima do Centro-Oeste.

11ª Luziânia/GO – 194.039 habitantes
Luziânia GO foto
Luziânia/GO. Foto: oseneismacedo/panoramio.
Luziânia, com mais de 194 mil moradores, é a quinta mais populosa de Goiás e a décima primeira do Centro-Oeste. A cidade está localizada a menos de 60 quilômetros de Brasília, no entanto, devido ao agronegócio e a chegada de grandes indústrias, bem como o grande crescimento imobiliário na região não é mais correto afirmar que esta é uma cidade-dormitório, apesar de q                ue milhares de seus moradores ainda trabalham no Distrito Federal.

12ª Águas Lindas de Goiás/GO – 187.072
Imagens da cidade de Águas Lindas de Goiás
Águas Lindas de Goiás/GO. Foto: Google Street View.
Com quase 190 mil moradores, Águas Lindas de Goiás é a sexta mais populosa de Goiás e a décima segunda do Centro-Oeste. O município é um dos que mais crescem no Brasil, sua infraestrutura não acompanhou seu ritmo de crescimento populacional, levando seus moradores a buscarem equipamentos de saúde, educação, trabalho e lazer no Distrito Federal.

13ª Valparaíso de Goiás/GO – 153.255 habitantes
Foto aérea de Valparaíso de Goiás
Valparaíso de Goiás/GO.
Conhecida como a cidade mais brasiliense de Goiás, Valparaíso, com mais de 153 mil moradores é a sétima mais populosa de Goiás e a décima terceira do Centro-Oeste. Nos últimos anos grandes empresas vem investindo na cidade, não é difícil observar grandes lojas e condomínios verticais sendo construídos na região, no entanto, em matéria de saúde, educação e postos de trabalho sua população ainda recorre ao Distrito Federal.


14ª Sinop/MT – 129.916 habitantes
Sinop MT é uma das maiores cidades do Centro-Oeste brasileiro
Sinop/MT. Foto: Prefeitura.
Com cerca de 130 mil moradores, Sinop é a quarta cidade mais populosa de Mato Grosso e a décima quarta do Centro-Oeste.

15ª Trindade/GO - 117.454 habitantes
Foto de Trindade GO
Trindade/GO. Foto: SSL/panoramio.
Com mais de 117 mil habitantes, Trindade é a décima quinta mais populosa do Centro-Oeste e a oitava do estado de Goiás.

16ª Três Lagoas/MS - 113.619 habitantes
Três Lagoas MS é uma das maiores cidades em número de habitantes
Três Lagoas/MS. Foto: Prefeitura.
Com cerca de 114 mil habitantes, Três Lagoas ocupa a décima sexta colocação no ranking das cidades mais populosas do Centro-Oeste e a terceira do estado de Mato Grosso do Sul.

17ª Formosa/GO – 112.236 habitantes
Foto de Formosa GO
Formosa/GO. Foto: Prefeitura.
A cidade de Formosa com pouco mais de 112 mil habitantes é a nona mais populosa de Goiás e a décima sétima do Centro-Oeste. Distante 90 quilômetros de Brasília, Formosa vem passando por um grande desenvolvimento econômico, grandes empreendimentos estão sendo erguidos e o comércio local é bastante diversificado.

18ª Corumbá/MS – 108.656 habitantes
Foto aérea de Corumbá MS
Corumbá/MS. Foto: Prefeitura.
Com mais de 108 mil habitantes, Corumbá é a décima oitava maior cidade do Centro-Oeste e a quarta mais populosa do Mato Grosso do Sul.

19ª Novo Gama/GO – 106.677 habitantes
Novo Gama GO
Novo Gama/GO. Foto: Google Street View.
Passando por rápido crescimento populacional, o município de Novo Gama tem uma população estimada em mais de 106 mil moradores, sendo a décima nona mais populoso do Centro-Oeste e a décima do estado de Goiás.

20ª Itumbiara/GO - 100.548 habitantes
Foto de Itumbiara GO
Itumbiara/GO. Foto: coresgoias.
Fechando o top 20 das cidades mais populosas da Região Centro-Oeste, Itumbiara com pouco mais de 100 mil moradores é a vigésima do Centro-Oeste e a décima primeira mais populosa de Goiás.

Veja abaixo o ranking populacional completo de todos os municípios da Região Centro-Oeste, em 2015

13 Comentários

  1. BRASILIA NUNCA TEVE E NUNCA tera 2 milhoes de habitantes.BRASILIA A REAL ONDE FICA A REAL SEDE DO GOVERNO, tem apriximadamente 195 mil habiitantes.DISTRITO FEDERAL que tem quase 3 milhoes de habitantes. ANTES DE FALAR ASNERA, PESQUISE PRIMEIRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      Na organização político-administrativa do Distrito Federal existe somente um município, que é Brasília. As outras aglomerações urbanas são regiões administrativas, que para os correios por exemplo, são bairros de Brasília, mesmo que algumas estejam a 50 km da sede. Assim, legalmente, Brasília já tem quase 3 milhões de habitantes.

      Excluir
  2. Cara, conheço Campo Grande e Cuiaba, pra quem conhece as duas cidades, sabe que Campo Grande é mais agradável q Cuiabá, até por que pela população, os do ''SUL é mais limpinho''

    ResponderExcluir
  3. Concerteza Campo Grande é melhor q Cuiabá

    ResponderExcluir
  4. Concerteza Campo Grande é melhor q Cuiabá

    ResponderExcluir
  5. Concerteza Campo Grande é melhor q Cuiabá

    ResponderExcluir
  6. Só acho que essa população de Jataí está errada!!!

    ResponderExcluir
  7. Jataí é maior que Itumbiara e esta se desenvolvendo muito mais.

    ResponderExcluir
  8. Dourados sem dúvida a mais verde de todas!

    ResponderExcluir
  9. Senador Canedo já passou Itumbiara
    Senador Canedo: 102.947 hab
    Itumbiara: 101.544 hab

    Fonte:http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=521150&search=goias

    Ibge Cidades

    ResponderExcluir
  10. Senador Canedo é maior que Itumbiara

    ResponderExcluir
  11. Senador Canedo é maior que Itumbiara segundo o IBGE

    ResponderExcluir
  12. Senador Canedo é maior que Itumbiara segundo o IBGE

    ResponderExcluir