O Telescópio Espacial Hubble retratou a Galáxia Andrômeda em uma imagem de 1,5 bilhões de pixels

Galáxia Andrômeda
Parte da Galáxia Andrômeda. Foto: Hubble/ESA.
No início do mês foi divulgada pela Agência Espacial Europeia (ESA) a maior imagem já capturada pelo telescópio espacial Hubble, onde, a Galáxia Andrômeda foi retratada com uma resolução jamais vista. A imagem tem cerca de 1,5 bilhões de pixels, é tão detalhada que para contemplá-la plenamente foi disponibilizado uma ferramenta de zoom (clique aqui para ver), ao abrir a ferramenta, aparecerá uma grande quantidade de pequenas granulações, cada um desses pontos é uma estrela.

A Câmera Avançada para Pesquisas (Advanced Camera for Surveys ) do Hubble, utilizou vários comprimentos de onda para obter essa fantástica resolução. Os comprimentos dessas ondas iam do ultravioleta próximo, luz visível e o infravermelho próximo.

Com o auxilio do equipamento, foi possível obter imagens de 100 milhões de estrelas, que estão localizadas mais à direita do centro da galáxia, perfazendo um disco com cerca de 40 mil anos-luz.

Mais sobre Andrômeda
Com mais de 1 trilhão de estrelas, a Galáxia de Andrômeda, também chamada pelos astrônomos de M31, é a vizinha mais próxima da Via Láctea, distante cerca de 2,5 milhões de anos-luz da Terra. Na imagem acima, foram retratas pouco mais de 100 milhões dessas estrelas.

Segundo os cientistas, em alguns bilhões de anos, as Galáxias de Andrômeda e a Via Láctea irão entrar numa dança cósmica, o resultado será a fusão das duas galáxias, podendo aí ser decretado o fim do nosso sistema solar, já que, o nosso sol e todos os planetas que o orbitam poderão ser varridos para o espaço exterior, escuro e vazio.

Mais informações:
Download da Imagem: Clique Aqui

Visualizar a ferramenta de Zoom: Clique Aqui

0 Comentários