A TV digital está chegando a Cristalina

Televisão em alta definição está chegando a Cristalina Goiás
A televisão digital em alta definição está chegando a Cristalina. Em 2015, ao menos quatro emissoras poderão estar operando o sistema HDTV na cidade. Atualmente Cristalina é a única cidade do Entorno Sul do DF que não tem recepção de tv digital aberta. Em 2014 o Ministério das Comunicações consignou quatro canais digitais para o município, sendo que, em julho dois destes receberam a outorga do ministério.

As duas retransmissoras outorgadas em Cristalina são respectivamente: TV Serra Dourada HD, que vai operar no canal digital 20.1 e TV Record DF, no canal digital 23.1, essas duas emissoras possivelmente estarão no ar em alta definição ainda no primeiro semestre de 2015. 

Por ser uma das emissoras de maior audiência na cidade, entramos em contato com a área técnica da Rede Anhanguera, afiliada da Rede Globo, e fomos informados que em Cristalina a emissora vai iniciar a transmissão digital somente em 2016.

Além das emissoras comerciais, nossa cidade ainda vai contar com uma geradora local de tv educativa/comunitária que integrará a Rede Pública de Televisão Digital. Por meio da Fundação Cultural e Educacional de Cristalina, a prefeitura do município manifestou interesse junto ao Ministério das Comunicações em contar com um Canal da Cidadania, que será uma emissora com programação local e que integrará a Rede Pública de Televisão Digital. Esse canal contará com programas do poder executivo, legislativo e sociedade civil, levando cultura, entretenimento e informação aos telespectadores cristalinenses.

Para sintonizar a televisão digital é preciso possuir um televisor com conversor integrado, bem como, utilizar uma antena UHF. Essas antenas são vendidas até em feiras e algumas custam menos de R$ 20. Obviamente que para evitar travamentos da imagem digital, recomenda-se comprar uma antena de qualidade, que são vendidas principalmente em lojas de eletrônicos.

É bom lembrar que, até 2018 o governo federal vai promover o apagão da tv analógica no Brasil, ou seja, as emissoras analógicas serão desligadas e quem não possuir um televisor com recepção digital ficará sem acesso à televisão. O sistema HDTV leva aos olhos do telespectador uma imagem cerca de seis vezes mais nítida e uma qualidade de áudio muito superior.

Veja abaixo a relação de canais digitais previstos no Plano Básico de Radiodifusão para o município de Cristalina:
  • 20.1 - TV Serra Dourada HD;
  • 23.1 - TV Record DF;
  • 26.1 - Não outorgado;
  • 30.1 - Não outorgado.
Saiba mais sobre o Canal da Cidadania

O Canal da Cidadania faz parte do conjunto de canais públicos explorados por entes da Administração Pública direta e indireta em âmbito federal, estadual e municipal, e por entidades das comunidades locais, dentro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD-T).

A busca pelo exercício da cidadania e da democracia, o diálogo entre as diversas identidades culturais do Brasil e a universalização do direito à informação, comunicação, educação e cultura. São esses os principais objetivos a serem atendidos pelo programa, além de fomentar a produção audiovisual independente, de caráter local e regional, atuando na prestação de serviços de utilidade pública.

Multiprogramação
Para isso, o Canal da Cidadania vai fazer uso da multiprogramação possibilitada pela TV digital. Serão quatro faixas de conteúdo: a primeira para o Poder Público municipal, a segunda para o Poder Público estadual e as outras duas para associações comunitárias, que ficarão responsáveis por veicular programação local.

Os pedidos de outorga podem ser feitos por municípios, Estados e fundações e autarquias a eles vinculadas. Emissoras educativas vinculadas a governos também podem solicitar autorização para se multiprogramar como um Canal da Cidadania. Neste caso, além das quatro faixas mencionadas, elas poderão veicular uma quinta com sua programação atual.
A ação é gerenciada pela Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica. Saiba mais em: www.mc.gov.br

0 Comentários