Últimas Notícias

Notícias do Rádio

Telefonia

Nº de visualização do site

Pessoas Online

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Oito rádios AM do Rio Grande do Norte vão migrar para faixa FM segundo Ministério das Comunicações

|

Rádio AM já podem migrar para o FM

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assinou no dia 25 de agosto um despacho que habilita oito rádios AM do Rio Grande do Norte a migrar para a faixa FM. O anúncio foi feito durante a abertura da SET Expo 2014, congresso sobre radiodifusão realizado em São Paulo. O Rio Grande do Norte é o primeiro estado a ser beneficiado pela medida.

Antes de entrar em funcionamento na nova faixa, as emissoras ainda precisam pagar a diferença entre o valor das outorgas de AM e FM. Este valor será fixado por uma consultoria contratada pelo ministério. A expectativa é que o processo seja concluído até o início de novembro.

A migração para a faixa FM atende a uma demanda antiga dos radiodifusores e foi autorizada no fim do ano passado pelo decreto 8.139. O principal objetivo é revitalizar as rádios AM e recuperar sua audiência, já que elas sofrem mais com a interferência no sinal. Além disso, não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares e tablets.

"Esta é uma das medidas que o Ministério das Comunicações vem tomando para identificar oportunidades de desenvolvimento, eliminar gargalos e incentivar a democratização e a massificação da radiodifusão", disse o ministro Paulo Bernardo.

Processo de migração
Desde março deste ano, o MiniCom realizou várias sessões públicas em todos os estados para receber os pedidos de migração dos radiodifusores. Cerca de 80% das rádios AM de todo o país solicitaram a mudança.

A partir dos pedidos, o ministério e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) avaliam a disponibilidade do espectro. Nas localidades onde é necessário fazer ajustes, a Anatel tem colocado em consulta pública as propostas de alteração dos Planos Básicos de Distribuição de Canais.

O primeiro estado a ter a consulta pública concluída foi o Rio Grande do Norte. Atualmente, está em andamento a consulta pública para conclusão da viabilidade técnica nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Tocantins.

Confira a lista das emissoras autorizadas no Rio Grande do Norte:
1. RADIO TAIRY LTDA
2. RADIO CULTURA DO OESTE LTDA
3. RADIO CABUGI LTDA
4. RADIO OURO BRANCO LTDA
5. RADIO CURIMATAU DE NOVA CRUZ LTDA
6. RADIO A VOZ DO SERIDO LTDA
7. ALAGAMAR RADIO SOCIEDADE LTDA
8. RADIO EURICO BERGSTEN


Fonte: Ministério das Comunicações

Categorias: Destaque, Rádio


Comente com sua conta do Facebook


Postar um comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.