Últimas Notícias

Notícias do Rádio

Telefonia

Nº de visualização do site

Pessoas Online

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O 4º Festival ABC da Boa Mesa de Cristalina acontece entre os dias 16 e 18 de agosto na Praça da Liberdade

|

Festival ABC da Boa Mesa 2013 em Cristalina Goiás
ABC da Boa Mesa. Foto: Divulgação.
Nesta sexta-feira (16/08) aconteceu o lançamento oficial do 4º Festiva do Alho, Batata, Cebola e Leite de Cristalina (ABC da Boa Mesa). O evento que acontece no período de 16 a 18 de agosto, oferece aos visitantes uma programação com grande apelo gastronômico, o público poderá experimentar uma enorme variedade de pratos feitos a partir do alho, batata, cebola e leite.

O ABC da Boa Mesa também oferecerá oportunidade de lazer, entretenimento e de negócio, além de conhecimento. Venha prestigiar o festiva que neste ano acontece na Praça da Liberdade, centro de Cristalina. A entrada é franca em todos os dias. Somente os produtos, incluindo os pratos do Festival, serão comercializados.

O 4º Festiva do Alho, Batata, Cebola e Leite de Cristalina (ABC da Boa Mesa) é realizado pela Associação Nacional de Produtores de Alho (Anapa), Associação Brasileira da Batata (ABBA), produtores de Cebola e produtores de Leite de Cristalina e região, com o apoio de instituições privadas e organismos públicos.


O objetivo dos produtores é atrair, por meio de um evento com multiatividades, a atenção de diferentes públicos, como profissionais do setor agrícola e de pecuária de leite, de organismos do governo e pesquisa, estudantes e a comunidade em geral, para o processo produtivo de três das principais culturas locais e da pecuária leiteira. A meta é divulgar as conhecidas boas práticas de manejo das atividades, que resultam em práticas sustentáveis nos pilares econômico, social e ambiental. 

“O Festival ABC da Boa Mesa está consolidado no calendário de eventos de Cristalina”, afirmam seus realizadores. E a receita do evento não poderia ser mais atrativa. Focado na gastronomia e conhecimento, o Festival tem a responsabilidade de informar a comunidade sobre as três hortaliças e o leite: a representação na economia, as oportunidades de desenvolvimento sustentável da região, a geração de empregos, e a importância dos produtores nesse processo e das boas práticas de produção. Por isso, é fundamental que os produtores rurais assumam papel proativo nesse processo de comunicação com a sociedade. Toda a programação do Festival é pensada para esse fim, especialmente as Oficinas Gastronômicas Conceituais, que são oportunidades práticas de fomentar o empreendedorismo do pequeno e médio empresário.

Cristalina ocupa o posto de 1º lugar no ranking do PIB Agrícola nacional. Em 2010, o agronegócio gerou riquezas de R$ 624 milhões para o município, representando 55,67% do PIB geral, que ficou em R$ 1,1 bilhão. O Produto Interno Bruto foi calculado pela Secretaria de Estado de Gestão em Planejamento (Segplan), utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O alho, a batata, a cebola, o leite e demais culturas geram mais de 16 mil postos de trabalho na região. 

Oficinas gastronômicas
Visando estimular oportunidades de desenvolvimento profissional, serão ministradas, durante o Festival ABC, Oficinas Gastronômicas Conceituais aplicadas com partes teórica e prática, divididas em mini palestras, preparação de receita e degustação, dirigidas a diferentes públicos. Também será realizada Cozinha Show com chefs convidados e participação especial do cantor Falcão, além de shows artísticos como o do André 14 Voltas (Musical Stand-up) e atrações locais.

Programação do festival
ABC da Boa MEsa 2013
Programação completa do Festiva ABC da Boa Mesa - Cristalina Goiás. Clique na imagem para ampliar.
Parceria é a base
O Festival do Alho, Batata, Cebola e Leite de Cristalina conta com o apoio de diferentes instituições representativas de classe, de educação e fomento ao empreendedorismo e do governo. São elas: Governo do Estado de Goiás; Sebrae Goiás; Prefeitura Municipal de Cristalina; Universidade de Brasília (UnB); Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas da Região de Cristalina (Ariarc); Associação dos Engenheiros Agrônomos de Cristalina (Aeacris); Sindicato Rural de Cristalina e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cristalina. 

Categorias: Cristalina


Comente com sua conta do Facebook


Postar um comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.