73% do servidores públicos do Distrito Federal não moram no Plano Piloto

Brasília tem mais de 160 mil servidores públicos
Área central de Brasília. Foto: Infobrasilia/Augusto Areal
Cerca de 73% do servidores públicos do Distrito Federal que trabalham para o governo local ou federal em órgãos localizados no Plano Piloto, residem em outras regiões administrativas (antigas cidades-satélites). São ao todo 163,7 mil servidores que trabalham diariamente no Plano Piloto, destes, apenas 44,2 mil residem nesta localidade, ou seja, aproximadamente 120 mil se deslocam ao trabalho a partir de outras regiões do DF.

Os dados são da pesquisa "Emprego no setor público no Distrito Federal: local de trabalho e de moradia dos servidores", divulgada nesta quinta-feira (02/05) e realizada pela Codeplan (Companhia de Planejamento do DF) com base na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de 2011. Ao todo, cerca de 22% da população do DF tem como empregador o serviço público, setor que emprega 238,8 mil pessoas.

A pesquisa revelou também que 86,27% dos servidores do governo federal trabalham em órgãos localizados no Plano Piloto e 26,72% destes moram nesta região administrativa. Enquanto isso, 53,58% dos servidores do GDF trabalham no Plano Piloto e apenas 10,64% residem na região.

O resultado dessa concentração de órgãos no Plano Piloto pode ser sentido todos os dias por meio dos infindáveis engarrafamentos, principalmente nos horários de entrada e saída de funcionários (manhã e início de noite). Além disso, o péssimo serviço de transporte público da capital do Brasil contribui para que mais pessoas utilizem o carro como meio de locomoção para chegar ao trabalho, essa situação acaba tornando os congestionamentos cada vez mais comuns em Brasília.

0 Comentários