Gramado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garricha começa a ser instalado

Grama começa a ser plantada no estádio Nacional de Brasília
Instalação de Grama no Estádio Nacional. Foto: Divulgação.
No último sábado (27/04), teve início a instalação do gramado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, a previsão é de que o gramado seja instalado até a próxima quarta-feira (01/05). Cultivada no município de Neópolis, em Sergipe, a grama da espécie Bermuda Celebration foi cortada em rolos de 1,2m por 15m e enviada à Brasília por meio de 18 carretas refrigeradas.

O secretário Extraordinário da Copa no Distrito Federal, Claudio Monteiro, disse que a expectativa é concluir o trabalho de instalação do gramado em quatro dias, haja vista que o campo do estádio já estava preparado para receber a grama (foram concluídos os trabalhos de drenagem, compactação do solo e sistema de irrigação), etapas consideradas fundamentais para uma boa e rápida adaptação da grama.
 
18 caminhões transportaram a grama para o estádio Nacional de Brasília
Rolos de Grama sendo carregados em carretas rumo à Brasília. Foto: Divulgação.
De acordo com a diretora de Obras Especiais da Novacap, Maruska Lima, após a conclusão da instalação começa a fase de manutenção. “É uma fase de cultivo, semeio e corte para que, no jogo do dia 18 de maio (final do Campeonato Candango), esteja perfeita e em condições de utilização”, disse.

Muitas pessoas estão questionando a cerca do curto prazo entre o plantio do gramado e a primeira partida que o estádio receberá. Serão pouco mais de 16 dias entre a instalação da grama e a primeira partida, marcada para o dia 18 de maio. Segundo Maruska, esse intervalo entre a instalação e a realização da primeira partida é suficiente e que, de acordo com previsões técnicas, com dez dias é possível fazer um jogo nesse tipo de gramado.
Instalação da grama no estádio Nacional deve durar 4 dias
Operários instalando o gramado do Estádio Nacional de Brasília no último sábado (27/04). Foto: Divulgação.
Infelizmente, a nova arena de Brasília será o último estádio que será usado na Copa das Confederações 2013 a ser entregue. Inicialmente o GDF tinha programado a inauguração para o dia 31 de dezembro de 2012, em seguida, passou a data para o dia 21 de abril de 2013 e, depois, mudou novamente para 18 de maio. Esses atrasos na entrega vem preocupando a FIFA, que já acendeu o sinal de alerta e não aceita um novo adiamento na entrega da arena.

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garricha foi projetado para comportar confortavelmente até 72 mil pessoas sentadas e neste ano, receberá a partida entre o Brasil e Japão, na abertura da Copa das Confederações. Antes do início do torneio, serão realizados pelo menos dois eventos testes no estádio, o primeiro está marcado para o dia 18 de maio, final do Campeonato Brasiliense de Futebol. O segundo evento será o jogo entre Santos e Flamengo, no dia 26 de maio, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2013.

0 Comentários