Crime contra turistas aumentou mais de 66% nos últimos três anos no Rio de Janeiro


O número de furtos a turistas nacionais e estrangeiros no Rio de Janeiro aumentou cerca de 66,5% durante os meses de janeiro nos últimos três anos, e passou de 188 registros em 2011 para 313 este ano. O resultado é aproximadamente 13,5 % maior que o registrado em janeiro de 2012, quando foram notificadas 276 ocorrências. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

De acordo com a pesquisa, enquanto o número de furtos cresece seguidamente, o registro de roubo a turistas em janeiro deste ano teve uma queda de cerca de 16,7%, com 70 casos em 2013 contra 84 notificações em 2012. 

Em nota, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih- RJ) informou que "por muitos anos a insegurança manchou a imagem da cidade, especialmente na mídia internacional. A bem-sucedida política de Segurança Pública, que se dedicou arduamente à instalação de unidades pacificadoras, ao combate ao crime e ao tráfico de drogas, foi um divisor de águas". 

Em relação aos recentes casos de violência contra turistas estrangeiros na capital fluminense, como o estupro de uma jovem em uma van e o roubo a um grupo de nove alemães, também em uma van, na Floresta da Tijuca, a associação declarou que "atualmente as comunidades são amplamente visitadas pelos turistas. As pessoas andam mais tranquilas à noite, especialmente pelas ruas da zona sul da cidade, já que os corredores turísticos são as áreas com maior policiamento".

Para a Abih,  ainda não foram estimados prejuízos ou cancelamentos de viagens ao Rio de Janeiro por conta desses episódios. "Os acontecimentos representam um sinal amarelo, uma ameaça de retrocesso a um trabalho de reposicionamento arduamente desenvolvido nos últimos anos. Sendo em Copacabana, bairro mais famoso da cidade, por exemplo, aumenta ainda mais a repercussão negativa."

Polícia treina para garantir segurança em grandes eventos
Para garantir a segurança durante os grandes eventos internacionais que vão ocorrer na cidade, como a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações, marcados para este ano, a Polícia Civil fez neste domingo um treinamento com cerca de 500 pessoas na Estação Cantagalo do Metrô, em Copacabana. Durante o exercício, houve a simulação de um ataque suicida, evacuação de plataforma, ameaça de bomba e intervenção do grupo tático da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
Fonte: Agência Brasil

0 Comentários