Ovo da Ave-Elefante, será leiloado em Londres, o valor pode chegar R$ 91 mil


Um ovo gigante de ave-elefante (extinta no século XVII na ilha de Madagascar) de aproximadamente quatrocentos anos de idade será leiloado no dia 24 de abril, em Londres. De acordo com agências internacionais, o preço de venda é estimado entre 23,6 mil e 35,4 mil euros, levando em consideração a cotação da moeda europeia, o valor pago pode chegar a R$ 91,5 mil.

O ovo é considerado o maior do mundo, medindo 21 centímetros de diâmetro e 30 cm de altura, ou seja, cerca de cem vezes maior que o ovo de uma galinha. Segundo cientistas, o ovo a ser leiloado encontra-se em um estado subfossilizado, estado que ainda preserva os restos orgânicos de um ser vivo após vários séculos, mas não possui vida e ainda não completou o processo de fossilização.

Ave-elefante tinha  mais de 3 metros de altura
Foto: BBC.
Ave-Elefante
A ave-elefante, cujo nome científico é Aepyornithidae, só existia em Madasgascar e podia chegar a três metros de altura e dois de comprimento, pesava cerca de 500 quilos e colocava ovos com mais de 30 centímetros de comprimento. Esses ovos chegavam a pesar dez quilos, alguns pesquisadores afirmam que existem registros de alguns ovos com cerca de um metro de diâmetro e 34 cm de altura.

Em algumas regiões as aves-elefante são chamadas de pássaros-elefante ou vorompatras e infelizmente foram extintas ainda no século XVII, muito provavelmente pela ação dos seres humanos que chegaram à ilha de Madagascar, na África em meados do ano de 1500.

Alguns historiadores dizem que na época das grandes navegações, a ave-elefante se tornou um dos principais alimentos para os marinheiros que faziam escala em Madagascar rumo à Índia.

Ave-Elefante foi extinta no século 17
Ilustração da ave-elefante em Madagascar.
No entanto, vários cientistas que estudam os motivos que levaram à extinção da ave, afirmam que não existem evidências que humanos tenha caçado o animal e muito menos comido os ovos da ave-elefante.
Com apenas um ovo desta ave daria para fazer um omelete para 30 pessoas. Muitos acreditam que a ave-elefante foi o maior pássaro que já existiu na Terra, infelizmente esse fantástico animal foi extinto, por esse motivo é que o ovo que será leiloado em Londres tem tanto valor.

0 Comentários