Estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministérios em Brasília terá 10 mil vagas

Estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministério, em Brasília
Estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministério vai oferecer 10 mil vagas. Foto: Divulgação.
Achar uma vaga de estacionamento em Brasília é missão quase impossível, para tentar resolver esse problema e facilitar a vida dos motoristas da capital, o governo do Distrito Federal apresentou no último dia 31 de janeiro aos presidentes da Câmara dos Deputados e Senado Federal, um ambicioso projeto que prevê a construção de dez mil vagas de estacionamentos na Esplanada dos Ministérios.

O governado Agnelo Queiroz foi pessoalmente ao Congresso Nacional apresentar o projeto, que além das dez mil vagas de estacionamento, contará com um prédio subterrâneo com quatro pavimentos, onde funcionarão lojas, restaurantes e agências bancárias. A obra não causará impacto no projeto arquitetônico da Esplanada dos Ministérios e vai permitir uma substancial melhora na mobilidade urbana da capital federal.
Saídas de veículos do estacionamento subterrâneo na Esplanada
Projeção de como ficará a Esplanada dos Ministérios. Foto: Divulgação.
O estacionamento subterrâneo na Esplanada será construído através de parceria entre o GDF, Congresso Nacional e empresas privadas (PPP – Parceria Público-Privada), com isso, os motoristas deverão pagar para usar as vagas subterrâneas. Segundo Agnelo, o governo vai definir os critérios sobre o valor que deverá ser cobrado, além disso, após a construção do estacionamento subterrâneo será proibido estacionar veículos nas vias de acesso à Esplanada.
Estacionamento subterrâneo ocupará uma área de 340 mil metros quadrados e terá quatro pavimentos
Estacionamento ocupará uma área de 340 mil metros quadrados na Esplanada. Foto: Divulgação.
O projeto que está em discussão a dois anos será viabilizado por meio de Parceria Público-Privada (PPP) e ocupará uma área de 340 mil m², onde será oferecido 10 mil vagas, distribuídas em quatro andares. Estudos realizados enquanto o projeto era desenvolvido apontam a necessidade de 7,5 mil vagas nas proximidades do Congresso Nacional.

"Sabemos aonde queremos chegar. Temos um plano de desenvolvimento do transporte urbano no DF. Com o estacionamento, melhoraremos o funcionamento da Câmara dos Deputados e do Senado, com, por exemplo, o desafogamento das vias próximas ao Congresso", destacou Agnelo Queiroz. 
Acessibilidade na Esplanada
Esplanada dos Ministérios se tornará mais acessível. Foto: Divulgação.
A população de Brasília espera que esse estacionamento realmente saia do papel, pois, encontrar uma vaga de estacionamento em horário comercial na capital é praticamente impossível. Além disso, não adianta criar dez mil vagas e não estabelecer um controle sobre os preços cobrados, caso sejam exorbitantes, os motoristas vão continuar estacionando seus veículos nas vias de acesso ao Congresso Nacional, como acontece hoje, vamos esperar para ver.

1 Comentários

  1. Se cobrar 1 real que seja, ainda teremos carros nas ruas. Esperar pra ver.

    ResponderExcluir