PROUNI 2012 vai oferecer 99.233 bolsas integrais no primeiro semestre, inscrições começam no dia 17 de janeiro

Consulte as bolsas do Prouni em sua cidade
Você que fez o Enem 2012 e quer fazer um curso superior, então fique atento, a partir desta quinta-feira (17/01), estarão abertas as inscrições para as bolsas do Programa Universidade para Todos – PROUNI, os interessados em fazer um curso superior tem até às 23h59 do dia 21 de janeiro para efetuar suas inscrições. Neste primeiro semestre serão oferecidas 99.233 bolsas integrais e 45.416 parciais, a consulta das vagas disponíveis pode ser feita neste link (http://prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica).

O PROUNI foi criado em 2004 e oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas de todo o Brasil, sendo uma forma democrática de acesso a um curso superior. Essas bolsas podem ser integrais (o aluno não paga mensalidade do curso) e parciais de cinquenta por cento, neste caso, o estudante arca com a metade do valor da mensalidade do curso.

Requisitos para participar do PROUNI

Para se candidatar a uma bolsa do PROUNI é necessário ter participado do ENEM 2012 e ter obtido no mínimo 450 pontos correspondentes à média aritmética de todas as provas do exame e não ter ficado com zero na redação, ou seja, para obter a média, basta você somar as notas obtidas em cada prova e dividir o resultado por 5 (que é o número de provas no ENEM: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Redação).

Além disso, o candidato a uma bolsa do programa deve atender a um dos critérios:
  • Para bolsas integrais: Comprovar renda familiar bruta por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017), e para bolsas parciais, a renda familiar de até três salários mínimos por pessoa (R$ 2.034).
  • Ter cursado ensino médio completo em escola pública ou em escola privada como bolsista integral da instituição;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, e deseja concorrer a bolsa em cursos de licenciatura (nesse caso não é necessária a comprovação de renda).
Neste primeiro semestre, o processo seletivo do PROUNI terá duas chamadas,  os candidatos que não conseguirem uma bolsa na primeira poderão se candidatar novamente na segunda chamada. A divulgação dos resultados estará disponível nos dias 24 de janeiro (primeira chamada) e 8 de fevereiro (segunda chamada).

O estudante pré-selecionado deve ficar atento aos prazos para comparecer à instituição de ensino superior em que pretende fazer seu curso. No caso da primeira chamada, a conferência vai de 24 a 31 de janeiro. Na segunda chamada, de 8 a 19 de fevereiro.

Não perca tempo! Fique atento ao prazo e inscreva-se. Ao fazer sua inscrição, você deve informar o número de inscrição e a senha no Enem 2012. Caso necessário, saiba como recuperá-los acessando o site do Prouni.
Mais informações acesse: siteprouni.mec.gov.br  

0 Comentários