Arena Fonte Nova será entregue no dia 28 de fevereiro, segundo consórcio responsável pela obra

Arena Fonte Nova em Salvador será inaugurada no dia 28 de fevereiro de 2013, segundo governo baiano
Arena Fonte Nova  em dezembro de 2012 - Salvador/BA. Foto: Portal da Copa/ME.
Dois meses após a data prevista, a Arena Fonte Nova, em Salvador será entregue no dia 28 de fevereiro, segundo o Consórcio responsável pelas obras a remarcação da data se deu por causa da readequação do projeto exigida pela FIFA, como drenagem à vácuo do campo, gramado plantado diretamente no próprio campo e redução em 40% no tempo de evacuação do público.
A partir deste mês, a FIFA inicia a fase de operação em regime de comissionamento. De janeiro a março, a arena estará em fase de testes: do sistema de segurança, de combate a incêndio, de instalações elétricas, hidráulicas, de TI e de todos os sistemas eletrônicos. Neste período, os locatários dos espaços internos da arena, como restaurantes, quiosques e lojas, também farão instalações para o início das operações.

Saiba mais:
Arena Fonte Nova terá 50 mil cadeiras de cor verde
Assentos da Fonte Nova. Foto: Portal da Copa/ME.
A Fonte Nova fechou 2012 com 85% das obras concluídas, os trabalhos de preparação do campo para plantio da grama e a instalação dos 50 mil assentos estão em execução. Ao todo 4.050 funcionários trabalham na obra em três turnos diários. Em alusão a cor das águas do Dique do Tororó, os assentos rebatíveis que facilitam o trânsito entre as arquibancadas terão um tom esverdeado, e serão divididas em três tipos de acordo com a localização no estádio; Os assentos para o público em geral não terão braço, já para o público da área de hospitalidade as cadeiras terão braço. O público dos camarotes sentarão em assentos acolchoados com braço.

Gramado
Arena Fonte Nova será uma das mais bonitas da Copa de 2014
Imagem aérea da Fonte Nova. Foto: Portal da Copa/ME.
O gramado terá drenagem a vácuo e totaliza uma área de 9 mil metros quadrados. O campo terá 105m x 68m, com uma distância em relação às arquibancadas de 10m nas laterais e 12,30m nas linhas de fundo. O início do plantio do gramado está previsto para janeiro.

Membrana da cobertura
A membrana da cobertura da Arena Fonte Nova também já começou a ser instalada. Uma equipe com 75 pessoas, incluindo montadores alpinistas especializados em construção civil, é responsável pelo trabalho. Flexível, resistente e autolimpante, a membrana é confeccionada com uma matéria-prima chamada PTFE - plástico de alta performance reforçado com fibras de vidro -  proveniente dos Estados Unidos. A membrana é fabricada em Tihuana, no México.

A Arena Fonte Nova receberá três jogos da Copa das Confederações FIFA 2013, incluindo a partida entre Brasil e Itália, no dia 22 de junho, pela fase de grupos da competição. O estádio também será sede de seis partidas da Copa do Mundo FIFA 2014.

Edição: Redecol Brasil com informações do Portal da Copa/ME    

0 Comentários