Mineirão é o segundo estádio construído para a Copa de 2014 a ser entregue

Novo estádio Mineirão é inaugurado em Belo Horizonte
No estádio Mineirão. Foto: SECOPAMG.
Após cerca de três anos de obra, o novo estádio Mineirão que passou por reforma e modernização, foi inaugurado na última sexta-feira (21/12), em Belo Horizonte. O estádio receberá seis jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014 e outros três da Copa das Confederações da FIFA 2013 – a arena mineira será sede de uma das semifinais das duas competições.

Presidente Dilma inaugura estádio Mineirão
Dilma descerrou a placa de entrega do Mineirão.
A presidenta da República, Dilma Rousseff, descerrou a placa alusiva à entrega da reforma do Mineirão ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. "Ao ver esse Mineirão transformado nesse belo e moderno estádio, vejo aqui reafirmada a capacidade de realização dos mineiros e dos brasileiros.
A seis meses da Copa das Confederações e 18 meses da Copa, nós no Brasil estamos dando uma demonstração para o mundo da nossa capacidade”, disse a presidenta. 

Aldo Rebelo parabenizou o estado pela entrega da obra. “Minas dá uma demonstração da força, da disciplina e da vocação para a grandeza ao entregar esse estádio. Não surpreende que Minas faça do Mineirão renovado a promessa de renovação do futebol brasileiro, de fortalecimento dos nossos clubes e do nosso futebol”, afirmou o ministro.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, mandou uma saudação por vídeo, divulgada nos telões do estádio. "Estamos muitos felizes em ver um dos estádios mais belos para a Copa das Confederações entregue. Estou ansioso por ver esse estádio lotado em junho do ano que vem”, afirmou o dirigente.
Estádio do Mineirão após obras de modernização
Novo Mineirão. Foto: SECOPAMG.
O Mineirão é o segundo estádio entregue para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo. No domingo (16/12), foi realizada a cerimônia de entrega das obras do Castelão,em Fortaleza

Assista o vídeo de entrega do novo estádio do Mineirão

Novo Mineirão
Tombada pelo patrimônio histórico de Belo Horizonte, a fachada do Mineirão não sofreu alterações em relação ao projeto anterior, inaugurado em 1965.  Entretanto, quem estava acostumado com o antigo estádio encontrará uma grande diferença na área externa: foi construída uma esplanada com 80 mil m² e capacidade para 65 mil pessoas, planejada para ser um espaço de convívio social, além de abrigar atividades de lazer, cultura, esporte, ente outros.
Fachada antiga do Mineirão foi mantida após modernização
Mesmo após modernização, a fachada original do Mineirão foi mantida. Foto: SECOPAMG.
O estacionamento do estádio tem 2.925 vagas, sendo 1.884 cobertas. Pessoas com deficiências, bombeiros, viaturas policiais, motos, bicicletas e veículos de carga e descarga têm 255 vagas reservadas. O estádio tem oito elevadores e duas rampas de acesso. A entrada será controlada por 106 catracas eletrônicas. Três mil operários trabalharam na obra no momento de pico. Desses, 82 tiveram a carteira assinada pela primeira vez, 103 são mulheres e 46 detentos que tiveram a pena reduzida em troca do trabalho no Mineirão.

Com isso, na área interna, o Mineirão é praticamente outro.  O gramado foi rebaixado em 3,4 metros para aprimorar a visibilidade. O campo tem a dimensão de 105 x 68 m e está coberto por uma variedade de grama adequada ao clima tropical, a Bermuda celebration.

Novo Mineirão
Novo Mineirão. Foto: SECOPAMG.
A nova arena reúne 62.160 assentos – todos cobertos –  e conta com 98 camarotes, além de lounges com instalações exclusivas. Outra novidade é o restaurante panorâmico em um espaço de 1.160 m², com capacidade para 370 pessoas.  Os jornalistas terão área exclusiva que atende 388 profissionais, com 160 estações de trabalho.

Uma área comercial de mais de 7,5 mil m² terá até 47 lojas. Além disso, 58 bares e lanchonetes estarão espalhados por todos os setores. O tradicional “Tropeirão” será item obrigatório no cardápio, garantiu o diretor-presidente do Consórcio Minas Arena, Ricardo Barra. Perto dos bares, televisores garantem que o torcedor não perca um lance da partida.  Cinquenta e quatro banheiros vão atender o público em geral, 15 são destinados às áreas de hospitalidade e dez estão na área externa, totalizando 79.
Vista aérea do Mineirão após modernização
Vista aérea do novo estádio do Mineirão. Foto: SECOPAMG.
Vestiários
Jogadores também estarão bem instalados. Haverá vestiários para duas equipes de cada lado, o que evita a divisão dos espaços em dias de rodada dupla.  Outros dois vestiários são exclusivos para árbitros, um feminino e um masculino, além de espaços dedicados à comissão técnica, sala do roupeiro e sala do mascote. Os locais são equipados com armários, chuveiros e banheiras de hidromassagem.

Segurança
O sistema de monitoramento conta com 364 câmeras, sendo 170 fixas. A equipe de segurança privada trabalhará com o apoio da Polícia Militar e poderá chega a 800 homens em dias de grandes eventos.  Dois telões de LED de 98m² acima dos gols transmitem informações ao público.

Sustentabilidade
Mineirão é reformado e modernizado
Cadeiras do Mineirão. Foto: SECOPAMG.
Práticas sustentáveis foram adotadas desde o início da reforma, em 25 de janeiro de 2010. Ao longo dos quase três anos de trabalho,  várias ações foram implementadas para que o estádio possa conquistar a certificação LEED na categoria “Nova construção e renovação principal”.

Cerca de 90% do entulho da obra foi reaproveitado. As antigas cadeiras foram doadas a outros equipamentos esportivos do estado. Foi feito um controle da emissão de poeira, produtos sustentáveis foram priorizados e a água da chuva foi reaproveitada, com a ajuda de um reservatório de seis milhões de litros.

Outra marca importante está na cobertura: uma usina solar será capaz de transformar a radiação em energia elétrica. As placas fotovoltaicas presentes na cobertura terão potência de 1,6 megawatt e captarão energia suficiente para suprir a demanda de cerca de 1200 residências de médio porte.

Investimento e gestão
Resumo do novo Mineirão
Resumo do novo Mineirão.
O custo total da obra foi de R$ 666,3 milhões, sendo R$ 400 milhões de financiamento federal. Para a reforma, foi feita uma Parceria Público Privada (PPP) entre o governo de Minas e o consórcio vencedor da licitação realizada em 2010, o Minas Arena. Além de conduzir o trabalho de modernização, cabe ao consórcio a operação do estádio por 25 anos. Nesse modelo, o estado de Minas tem a função de monitorar a obra e fiscalizar o funcionamento do estádio.

Fonte: Com informações do ME/Portal da Copa para o site Redecol Brasil

0 Comentários