Arena Castelão em Fortaleza será inaugurada neste domingo (16/12/2012) com a presença de Dilma Rousseff

Castelão será inaugurado neste domingo (16/12/2012)
Arena Castelão. Foto: Danilo Borges/ Portal da Copa
Neste domingo (16/12) acontece a histórica inauguração da arena Castelão, em Fortaleza, sendo o primeiro estádio construído para a Copa de 2014 a ser entregue. A cerimonia contará com a presença da presidente Dilma Rousseff, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do governador do Ceará, Cid Gomes, além de outras autoridades.

A comitiva fará uma vistoria no interior do estádio, e por volta das 18h30 as autoridades cortarão a fita de inauguração da arena, em seguida, por volta das 19h30, os cerca de 20 mil espectadores esperados pelo governo cearense, poderão curtir um show com o cantor cearense Raimundo Fagner.

Apesar de ser inaugurado, o novo Castelão que terá capacidade para 67 mil torcedores e sediará jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014, só receberá uma partida de futebol no dia 27 de janeiro de 2013, entre Ceará x Bahia, jogo válido pela Copa Nordeste 2013. No mesmo dia, só que duas horas depois (19h30), o estádio recebe o jogo entre Fortaleza x Sport, também pela Copa Nordeste.

Mais informações sobre a Arena Castelão 
Inauguração do Castelão em Fortaleza terá a presença de Dilma Rousseff
Vista aérea do Castelão. Foto: SECOPA/CE
Com mais de 150 mil metros quadrados de área total construída e capacidade para cerca de 64 mil espectadores, a Arena Castelão já é orgulho para o povo cearense, que ama futebol e está ansioso para conhecer o novo equipamento. As obras de reforma, ampliação e modernização da Arena Castelão envolveu recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação. “Vale ressaltar que não fizemos nenhum valor adicional do valor que estava previsto inicialmente”, destaca Ferrucio Feitosa.
Arena Castelão
Vista interna do Castelão. Foto: SECOPA/CE
“Esse estádio é um orgulho para o Brasil. E ser uma das cidades sedes da Copa do Mundo é uma grande oportunidade que o Brasil vai viver. Serão 26 bilhões de expectadores e mais de 20 mil profissionais de imprensa trabalhando no evento. A imagem de Fortaleza vai ser projetada para o mundo e com isso a população ganha, o Brasil ganha pois pode ampliar suas relações comerciais, apresentar sua cultura. Serão 600 mil turistas nos visitando. E ainda fica o legado das obras de infraestrutura que estão sendo realizadas nas sedes”, analisou Joel Benin.
Arena Castelão quase pronto
Arena Castelão em Fortaleza, construído dentro dos padrões FIFA. Foto: SECOPA/CE
Após a inauguração, a Arena já sedia no dia 27 de janeiro de 2013 os jogos inaugurais, que serão as partidas entre Ceará e Bahia e Fortaleza e Sport, válidas pela Copa do Nordeste. Em junho, é a vez da nossa capital ser uma das sedes da Copa das Confederações da FIFA. A partida de estreia na competição internacional é o Clássico das Américas entre Brasil e México no dia 19 de junho, pelo segundo jogo da seleção brasileira na fase de grupos. Já em 23 de junho, é a vez da atual campeã mundial Espanha enfrentar a seleção que vai representar o continente africano e que ainda será definida. Depois, a Arena Castelão sedia ainda uma semifinal da competição. “Esse é um momento ímpar, e o Governo do Estado está servindo de impulsionador para a Prefeitura de Fortaleza na aceleração de entrega das obras que cabem ao governo municipal”, reforçou  Daniel Lustosa.

Conforme o caderno de responsabilidades da Copa do Mundo, cabe ao Governo do Estado as obras de reforma e modernização do Castelão (que será inaugurada no próximo dia 16) e as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilho), que já estão com 20% concluídas. Ao Governo Federal, cabe as ampliações do Porto do Mucuripe e do Aeroporto Pinto Martins. À Prefeitura de Fortaleza, segundo o caderno de responsabilidades, cabem as obras de mobilidade, como o acesso ao Castelão (incluindo a calçada da Arena).
Com informações da SECOPA/CE

2 Comentários

  1. Olá Clodoaldo, boa notícia amigo.
    Com tantas denúncias de corrupção e o nome do Brasil em jogo para sediar esta copa, fico aliviada com a entrega deste estádio. Nós sabemos no final tudo acaba bem, mas a que preço?
    Um abraço e boa noite!

    ResponderExcluir
  2. No Domingo na estreia do Estadio Arena Castelão, a Carol Chocolates Finos em parceria com a Harald....
    Levamos uma réplica do estadio feito em chocolate confira como foi....

    http://www.carolchocolates.com.br/Arena_Castelao.aspx — em Arena Castelão

    ResponderExcluir