Google TV começa a ser vendido em novembro no Brasil e custará R$ 900

Google TV começa a ser vendido no Brasil em novembro
Google TV, aparelho internet player e controle remoto universal.
Na última terça-feira (09/10) a fabricante de eletrônicos Sony, juntamente com o Google, lançaram no Brasil um aparelho (set top box) que vai permitir o acesso à internet através de qualquer televisor que possuam entrada HDMI. Externamente o aparelho é bem parecido com um conversor de TV Digital, mas suas funções vão muito além de apenas permitir a reprodução de sinais de TV.

O internet player chega ao Brasil através da Sony
Aparelho Internet Player e seu controle universal.
O aparelho chamado de Internet Player permite acesso à internet por meio do serviço Google TV, a navegação se baseia no sistema operacional Android (popular em dispositivos móveis) e permite ao usuário acessar a página de buscas do Google, assistir vídeos online pela internet, bem como usufruir de uma grande quantidade de aplicativos que já vem instalados no próprio aparelho, ou se preferir, pode baixa-los através do Google Play (Loja de aplicativos do Google).

O Internet Player ainda permite que o usuário navegue na internet enquanto assiste seu programa favorito na televisão. O ponto de acesso à internet pode ser Wi-fi ou cabeada, obviamente, para assistir vídeos sem que ocorram os incômodos travamentos o aparelho exige que o usuário tenha uma boa largura de banda.

O controle do aparelho é universal com duas faces, a primeira, lembra um controle de TV convencional (com liga/desliga, volume e setas de navegação) e um mouse similar ao usado em notebooks (um plano onde o usuário desliza o dedo para movimentar o cursor na tela), já a outra face conta com um teclado Qwerty, com iluminação própria para facilitar a digitação.
O controle do Google TV tem função de tv e também de mouse e teclado
Controle com funções de tv e também Qwerty do Google TV.
A memória de armazenamento do aparelho não lá grandes coisas, com apenas 8 GB de capacidade, no entanto, é possível copiar e reproduzir conteúdos em pendrives e HDs externos que podem ser conectados em uma das duas portas existentes no Internet Player (comercialmente chamado de Google TV). A Sony, fabricante de eletrônicos, anunciou que o Internet Player estará no mercado brasileiro a partir de novembro e que o preço sugerido para venda é de R$ 900.

O preço ainda é alto, mas caso o aparelho se popularize e outros fabricantes de eletrônicos apostem na tecnologia, os preços devem baixar em pouco tempo. Pessoalmente não gosto da ideia de instalar mais um aparelho em meu televisor (já bastam o Bluray e o decodificador da TV a cabo) e assim como o conversor digital externo não caiu no gosto popular, o internet player corre o mesmo risco. O ideal, a meu ver seria a instalação do internet player interno nos televisores, ou seja, já viriam de fábrica equipadas com o aparelho.

0 Comentários