Sonda faz imagens de Vesta o super-asteroide do Sistema Solar

Sonda Dawn faz imagens de Vesta, o segundo maior asteroide do Sistema Solar
Imagem do asteroide Vesta feita a 5.200 Km da superfície do astro pela sonda Dawn. Crédito: NASA/JPL
Olhando a imagem acima é fácil pensar que se trata de uma lua ou de um planeta, no entanto, essa foto tirada pela sonda Dawn da NASA mostra o gigante asteroide Vesta. Lançada em 2007, a sonda tem a missão de investigar os maiores objetos localizados no Cinturão de Asteroides. A sonda orbitou Vesta a uma distância de 5.200 quilômetros, mapeando sua superfície e permitindo aos cientistas ampliarem sua visão sobre esse misterioso astro. As imagens revelam que a superfície de Vesta é caracterizada por crateras de impactos de vários tamanhos e vales imensos, alguns maiores que o Grand Canyon, nos Estados Unidos.
Vesta é um dos maiores objetos do Cinturão de Asteroides
Comparação do tamanho de Vesta com outros asteroides conhecidos pelos astrônomos. Crédito: NASA/JPL
O gigantesco asteroide possui aproximadamente 530 quilômetros de diâmetro, sendo considerado o segundo maior asteroide do Sistema Solar, atrás somente de Ceres (que agora é chamado de planeta-anão). Em maio deste ano os cientistas promoveram Vesta à categoria de protoplaneta, ou seja, um planeta em formação, mas Vesta nunca virou um planeta, por algum motivo que os cientistas ainda desconhecem essa transformação foi interrompida, tornando o astro um verdadeiro fóssil espacial e importante fonte de investigação para entendemos como nascem os planetas.

Até o momento, Vesta é o único astro conhecido que permaneceu praticamente imutável desde seu nascimento nos primórdios do Sis0tema Solar, até os dias de hoje. Com as observações feitas pela sonda Dawn, os cientistas puderam constatar que as características físicas de Vesta lembram mais um planeta que um asteroide.
Comparação do tamanho de Vesta com o planeta Marte, Mercúrio e a nossa Lua.
Comparação do tamanho de Vesta com o planeta Marte, Mercúrio e a nossa Lua. Crédito: NASA/JPL
Os dados revelam que assim como a Terra e Lua, Vesta possui um núcleo metálico de níquel e ferro, um manto e sua crosta é formada por rochas basálticas, provavelmente por erupções de vulcões em seus primórdios. No entanto, o núcleo do astro diferentemente da Terra, resfriou. A sonda Dawn seguirá rumo ao planeta-anão Ceres, onde deve chegar em 2015 para também investigar as características desses astros localizados no Cinturão de Asteroides.

0 Comentários