O asteroide 2012 QG42 é potencialmente perigoso e passará próximo à Terra

O asteroide 2012 QG42  passará próximo a Terra
Asteoide no centro da imagem. Crédito: Ernesto Guido, Kris Rochowicz, Nick Howes & Giovanni Sostero
Um asteroide do tamanho de um prédio de 14 andares, passará hoje (13/09) próximo à Terra, por isso, os astrônomos classificaram o corpo celeste na categoria de objeto potencialmente perigoso ao nosso planeta. O asteroide batizado de 2012 QG42 foi descoberto apenas no dia 26 de agosto, pelo Programa de Monitoramento Catalina Sky Survey, organização sediada no estado americano do Arizona.

O asteroide 2012 QG42 tem de 190 a 430 metros de diâmetros e passará a uma distância de 2,8 milhões de quilômetros do nosso planeta, por volta das 20 horas (horário de Brasília), desta quinta-feira. Em termos astronômicos esta distância é quase um arranhão em nossa atmosfera. Atualmente os cientistas encontraram mais de 160 corpos celestes potencialmente perigosos, que por terem orbitas bastantes próximas da Terra, podem ter seu curso desviado pela força de atração gravitacional do planeta, ocasionando uma colisão futuramente.

Estima-se que um asteroide parecido com o 2012 QG42, colida com a Terra a cada mil ou dez mil anos. Esses objetos tem força suficiente para destruir uma cidade inteira, ou se cair no oceano podem causar enormes tsunamis. Quem se interessar, pode acompanhar ao vivo no site Event Slooh - Space Camera, uma transmissão sobre a passagem do asteroide.

1 Comentários

  1. Curiosidade! O ponto no centro da imagem eh o asteroide, neh...?!?! essa imagem eh uma foto do ceu??? se eh, entao que outros pontos sao esses perfeitamente alinhados??

    ResponderExcluir