Imagem do Telescópio Espacial Hubble mostra a Galáxia DDO 190 que não tem vizinhos próximos

Galáxia DDO 190 não tem vizinhos e está isolada no universo
Galáxia DDO 190, ao fundo, diversas outras galáxias distantes. Imagem: Hubble/NASA


A NASA divulgou imagens da galáxia DDO 190, localizada a cerca de 9 milhões de anos-luz da Terra. O Telescópio Espacial Hubble, observou que a galáxia DDO 190 está relativamente isolada no universo, sem nenhum vizinho próximo, diferentemente da nossa Via Láctea, que é rodeada por várias outras galáxias anãs.

O nome da galáxia é uma homenagem ao David Dunlap Observatory (“DDO”), onde a galáxia foi catalogada. A galáxia DDO 190 faz parte do grupo de galáxias Messier 94, não muito longe do Grupo Local de galáxias que inclui a Via Láctea. Sua vizinha mais próxima é a galáxia DDO 187, que está a uma distância de três milhões de anos-luz, para efeito de comparação, a grande e pequena Nuvem de Magalhães estão um quinto desta distância da Via Láctea. Até mesmo a Galáxia de Andrômeda está mais próxima da nossa galáxia do que a vizinha mais próxima da DDO 190.

Nas imagens feitas pelo Hubble, é possível observar ao fundo diversas galáxias distantes, de formas espirais, elípticas e outras menos definidas. Na galáxia DDO 190, existe uma grande quantidade estrelas mais velha de cor avermelhada em sua periferia, enquanto, no centro, encontra-se estrelas mais jovens, de cores azuladas.

0 Comentários