Pela primeira vez a atmosfera de um exoplaneta é observada pelo Hubble

Pela primeira vez uma equipe internacional de astrônomos da NASA, usando dados do telescópio espacial Hubble, detectaram mudanças ocorridas na atmosfera de um planeta localizado fora do nosso sistema solar. O exoplaneta descoberto foi chamado de HD 189733b é um gigante gasoso pouco maior que Júpiter e está a uma distância de 3 milhões de quilômetros da estrela HD 189733A.
REL=
Concepção artística da evaporação da atmosfera do planeta HD 189733b. Foto: NASA

Os astrônomos descobriram por meio das observações do Hubble que a atmosfera do planeta devido a explosões de rádios-x que ocorrem na estrela, a atmosfera do planeta está sendo literalmente evaporada para o espaço. As partes superiores da atmosfera fluem a uma velocidade de 482.803 quilômetros por hora. O planeta está tão próximo de sua estrela que sua órbita é de apenas 2,2 dias, só para efeito de comparação, a Terra está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros do nosso Sol e sua órbita (o tempo que demora para dar uma volta completa em torno do sol) é de 365 dias.

O exoplaneta é um gigante gasoso semelhante a Júpiter, mas cerca de 14 por cento maior e mais volumoso .O planeta orbita a sua estrela a uma distância de apenas 3 milhões de quilômetros, ou cerca de 30 vezes mais perto que a distância da Terra ao sol. A estrela, chamada HD 189733A, é de cerca de 80 por cento do tamanho e da massa de nosso sol. 

0 Comentários