Os moradores de Brasília tem a maior dívida per capita do Brasil

Imagem aérea de Brasília
Vista parcial de Brasília. Foto: Augusto Areal  
Os moradores de Brasília são os maiores devedores do Brasil, segundo reportagem do jornal “Estado de S. Paulo” que teve acesso à base de dados do Banco Central. Em média, cada habitante do Distrito Federal, deve R$ 11,2 mil para financeiras e bancos, esse valor é 250% maior que a média nacional.

No entanto, por estarem no topo do ranking, não significa que os candangos não pagam as contas, pelo contrário, a taxa de inadimplência no DF é de apenas 4,6% ou seja, uma das mais baixas do país.

Explicação dos economistas
Em Brasília se concentra uma grande quantidade de servidores públicos, que geralmente recebem salários bem acima da média nacional, com isso, segundo os economistas, além dos bons salários, esses servidores públicos possuem estabilidade no emprego, o que lhes permite contrair empréstimos de valores mais elevados e prazos de pagamento mais longos com mais segurança, por isso, que em média, cada habitante de Brasília contraem empréstimos com valores 2,5 vezes maiores que a média do Brasil.

Enquanto os brasilienses são os maiores devedores, os habitantes do estado do Pará tem a menor dívida per capita do país, R$ 1,9 mil oriundos de empréstimos com bancos e financeiras. Os dados do Banco Central mostram também uma evolução na dívida per capita dos moradores das regiões Norte e Nordeste do Brasil, que no período aumentou 153% o valor da dívida dos nordestinos e 131% dos nortistas.

Já a região Sul ocupa o topo do ranking no quesito pontualidade nos pagamentos. O índice de inadimplência na região é de apenas 4,1%, a menor do Brasil. A região Nordeste ocupa posição inversa, com índice de 6,1% de inadimplência.

0 Comentários