Dicas para narrar um jogo de futebol pelo rádio

Dicas de narração de um jogo de futebol pelo rádio. Foto: Freepik

Hoje vamos apresentar algumas dicas para os narradores de jogos de futebol, são dicas simples, mas que fazem toda a diferença, principalmente para o ouvinte que está do outro lado do rádio, torcendo pelo seu time do coração e confiando na fiel descrição do narrador esportivo. Essas dicas são dadas por Luis Claudio de Paula, do blog Como Narrar Futebol.


PREPARAÇÃO:
O narrador recebe da Rádio a escala com os jogos a serem narrados. Portanto, a primeira coisa a se fazer é pegar o máximo de informações possíveis sobre as equipes que jogarão a partida. Isso é trabalho do repórter normalmente, mas o narrador também deve se preparar para estar o mais interado possível.

Pesquise a respeito do histórico dos confrontos entre as equipes, os artilheiros, os principais jogadores, a classificação atualizada na competição, as curiosidades, enfim, todos os detalhes que cercam as partidas. Jogadores "pendurados" com cartão amarelo, suspensos, contundidos etc. 

Procure se utilizar do notebook ou até mesmo de um caderno para colocar todas as escalações e fazer um arquivo. Isso vai auxiliá-lo nas próximas transmissões que envolvem as mesmas equipes. Garrafa d'água é indispensável.

NARRAÇÃO RADIOFÔNICA:

É a chamada narração discursiva. O narrador leva com detalhes tudo o que acontece na arena. Nada pode fugir dos olhos do narrador, afinal de contas o ouvinte não tem o auxílio da imagem. Tudo deve ser levado em consideração. Imaginemos um clássico no Pacaembu entre Corinthians e Palmeiras pela terceira rodada do Brasileirão, o jogo será transmitido pela rádio fictícia Osasco AM.

ABERTURA DA JORNADA ESPORTIVA

Preste atenção como seria, por exemplo, em linhas gerais a abertura da jornada esportiva.
"Um grande abraço a você torcedor ligado na Osasco AM. Falamos ao vivo do Estádio Paulo Machado de Carvalho - o Pacaembu. A partir de agora você vai acompanhar as emoções do Brasileirão 2012. É a terceira rodada da competição. Corinthians e Palmeiras.

POSICIONANDO O OUVINTE

Corinthians já no gramado - camisas brancas, calções pretos e meiões pretos. O Timão que é o segundo colocado com 4 pontos. Quando nesse momento entra em campo o Palmeiras. Puxado pelo capitão Marcos Assunção, o Verdão vem com camisas verdes, calções brancos e meiões verdes. Palmeiras que ocupa a sétima posição com 3 pontos ganhos e busca sua segunda vitória no Brasileirão."

Veja que no exemplo acima, você posicionou o ouvinte a respeito do mais importante: competição, equipes, campanha e detalhes dos uniformes. Depois disso, você pode chamar os repórteres para destaques iniciais e na sequencia trazerem as escalações das equipes e trio de arbitragem. Pede uma pincelada rápida do comentarista e assume de vez o comando da transmissão.

INÍCIO DA PARTIDA

"Tudo pronto para o início da partida. A saída pertence ao Palmeiras. Goleiro Bruno fica à minha direita defendendo o gol do tobogã. Cássio, goleirão do Corinthians, à minha esquerda defendendo o gol do portão principal. O árbitro acerta os últimos detalhes, confere o cronômetro e apita. Bola rolando no Pacaembu!".


SITUANDO O OUVINTE SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM CAMPO

A partir daí é com você. Algo que não pode faltar é situar o ouvinte onde a bola está e onde os jogadores se encontram posicionados. Lembre-se que você são os olhos do ouvinte. Acostume-se com os locais do campo, dentro e fora das 4 linhas. Por exemplo: grande área, pequena área, meia lua, lateral esquerda, lateral direita, intermediária defensiva, intermediária ofensiva, meia esquerda, meia direita, ponta esquerda, ponta direita, linha divisória do gramado (linha que divide o campo), linha lateral, linha de fundo, círculo central.
Ou seja, você tem que situar o ouvinte de onde a jogada está acontecendo e antever o posicionamento e a movimentação dos jogadores. 

"Posse de bola da equipe do Corinthians no campo de defesa. Chicão domina na zaga central e toca curtinho com Castán. Castán solta a bola na esquerda com Fabio Santos. Fabio Santos acelera e faz o toque com Ralf no círculo central. Ele ultrapassa a linha que divide o gramado e trabalha com Danilo pela meia esquerda pertinho do bico da grande área. Danilo gira pra cima do marcador e inverte a jogada da esquerda para a direita para o apoio do Alessandro. Alessandro domina, parte pra cima da marcação, ganhou, foi pro fundo, tentou o levantamento, houve o desvio do jogador do Palmeiras e é escanteio para o Corinthians pela direita."

COMENTARISTAS E REPÓRTERES

O ritmo da narração é acelerada, com o mínimo de espaço possível. Não pode haver vácuo na narração. O silêncio deixa o ouvinte ansioso. Portanto, se estiver com dificuldades, chame o comentarista para falar. Aliás, o comentarista é chamado com pelo menos 9 minutos de bola rolando, a não ser que algo diferente tenha acontecido. Por exemplo, uma expulsão, um gol, um lance inusitado. Os repórteres no rádio são acionados a todo o momento pelo narrador. Cada repórter cobre uma equipe. 

O GOL

O gol é o clímax de qualquer jogo de futebol e por ser um momento tão importante, o narrador deve expressar muita empolgação na hora de gritar Goooool, a fim de contagiar ainda mais o ouvinte. Existem diversos modos de narrar um gol, cada locutor tem seu próprio estilo, e é justamente este estilo que o caracteriza, alguns no momento do chute, faz um silêncio proposital e depois solta o grito de gol, outros já emendam de imediato o grito de gol, o importante é demonstrar empolgação e após o grito de gol, dizer o número da camisa, o nome do jogador que marcou o gol e fazer uma breve descrição do lance que culminou com o melhor momento do futebol, que é o gol.

Fonte: Luis Claudio de Paula/Edição Redecol Brasil.

7 Comentários

  1. Quero ser narrador, essas dicas, eu já imaginava serem necessárias em minha mente, se souber de alguma porta, de alguma oportunidade, pode ser qualquer uma, seja pra narrar até na internet, é só me enviar um e-mail rodri_servo@hotmal.com .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, que legal ver que você também é apaixonado por Radio assim como eu. Quanto a sua chance, procure uma radio na sua cidade, peça uma chance, esteja preparado para narrar um jogo imaginário, pois de repente eles podem pedir para você fazer um teste na hora....boa sorte.....Eu fiz isso e deu certo...hoje trabalho na Radio Piratininga de Jaú....www.radiopiratininga.com ......abraços...

      Excluir
  2. Antes de ser narrador esportivo, primeiro estude português!
    Se não dominar análise sintática, concordâncias verbal e nominal, entonação no emprego da vírgula, ponto etc, e não tiver um bom vocabulário, fica difícil segurar uma transmissão. Se, por exemplo, errar uma concordância verbal, o ouvinte não vai perdoar e mudará para outra emissora!
    Sou narrador aqui em Alagoas!

    CLAUDEMIR ARAÚJO

    ResponderExcluir
  3. É dessa forma que se aprende a narrar futebol, qualquer jogo vale, principalmente se for de "veteranos" é mais lento, facilita o palavreado esportivo.

    ResponderExcluir
  4. muito boa as dicas,eu sou novo mas ja quero começar a narrar jogos oficias de futebol,narro muito os meus jogos no video game e um treino bom haha valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pelas dicas, estou em busca de aprender tudo sobre narração esportiva, pois tem uma oportunidade aqui na rádio local e eu quero entrar nesse mundo mágico. Obrigado.

    ResponderExcluir