Congestionamento na W3 Sul em Brasília deve virar rotina

Motorista reclamaram que faixa exclusiva vem causando congestionamento na W3 Sul
W3 Sul parada. Foto: correiobraziliense
Motoristas e usuários do sistema público de transporte do Distrito Federal e Entorno estão sofrendo com os congestionamentos na W3 Sul, a implantação da faixa exclusiva de ônibus no Setor Policial Sul é apontada como o principal responsável pelo problema, além é claro, da obra paralisada do VLT (no final do da W3 Sul) e da falta de sincronização dos semáforos da região.

Cerca de 450 ônibus circulam diariamente pela W3 Sul, em abril, prometendo diminuir o tempo de viagem em até dez minutos, o GDF implantou o corredor exclusivo de ônibus, vans escolares e táxis na avenida, no entanto, os usuários do transporte público alegam que a fluidez do trânsito na via piorou muito após a implantação do corredor.

Geralmente, o congestionamento se inicia na altura da quadra 705 Sul e se estende até o setor Policial Sul, por isso, muitos passageiros que antes embarcavam na W3 Sul, estão se deslocando até a Rodoviária do Plano Piloto ou até o Eixo Rodoviário Sul para fugir dos congestionamentos.

A Faixa exclusiva só pode ser utilizada por ônibus, táxis e vans escolares, os motoristas do sistema de transporte público que forem pegos trafegando nas outras faixas da W3 Sul, estarão sujeitos à multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira. Já os carros que insistirem em trafegar na faixa exclusiva de ônibus, estarão sujeitos a multa de R$ 53,21 e três pontos na carteira, eles só poderão trafegar no corredor exclusivo quando a faixa for contínua para acessarem as quadras residências.

Foi cogitada a liberação da faixa da esquerda aos coletivos a fim de tentar minimizar os congestionamentos na W3 Sul, no entanto,  em reunião realizada na tarde de segunda-feira (18/06) entre o Detran-DF e o DFTrans para tratar do problema,  essa possibilidade, ao menos por agora foi descartada. Os dois órgãos resolveram manter os corredores exclusivos na W3 Sul e no Setor Policial Sul e para tentar reduzir os congestionamentos serão feitas intervenções nos semáforos (sincronização) e no retorno que fica próximo à Polícia Federal, no setor Policial Sul.

De acordo com o diretor técnico do DFTrans - Transporte Urbano do Distrito Federal, Lúcio Lima, as mudanças resolverão o problema. "Não somos inflexíveis a ponto de não mudar algo que não deu certo. Porém, este não é o caso. A faixa do Setor Policial Sul é de extrema importância para ligar a Asa Norte ao centro de Taguatinga. É uma iniciativa que está funcionando e beneficia os usuários do transporte público do DF", afirmou.

Em entrevista ao Jornal Correio Braziliense, Lúcio Lima, sugere que duas hipóteses podem estar causando esse engarrafamento na W3 Sul. "Ou a população ainda não se adaptou, ou houve erro de cálculos por parte do DFTrans, que terão que ser ajustados. No primeiro momento não pensamos em abandonar o uso da faixa, mas fazer os ajuste para melhorar o uso". O diretor lembrou que a faixa colocada nas Estradas Parque Núcleo Bandeirantes (EPNB) também causou problemas nos primeiro dias. "No entanto, o trânsito agora parece estar normalizado", afirma.

O que os motoristas e passageiros do transporte público que precisam trafegar pela W3 Sul estão se perguntando  é se, somente a sincronização dos semáforos e a mudança de alguns retornos serão suficientes para acabar com os congestionamentos diários, que acontecem sempre nos horários de pico, em alguns casos, os motoristas dos coletivos descem de seus veículos para fumar ou fazer algum lanche, porque o trânsito não flui.

Nesse imbróglio, para não dizer incompetência dos nossos governantes, quem mais sai perdendo é a população da capital do Brasil que precisa utilizar o transporte público na W3 Sul, além de trabalhar o dia inteiro, precisam arranjar forças para enfrentar longas horas em intermináveis congestionamentos, essa é uma das cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014.

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