Poluição do ar será monitorada em Cristalina

Cristalina, com aproximadamente 50 mil habitantes já se preocupa com a poluição do ar na cidade
Equipamento que vai monitorar o ar 

O prefeito Luiz Attié abraçou a causa ambientalista em Cristalina, depois de receber o evento Caravana das Cidades, com o tema Cidades Sustentáveis: Construindo o Futuro e participar do I Encontro de Municípios com Desenvolvimento Sustentável, Attié foi à Goiânia para a assinatura de atos de cooperação técnica e preservação dos recursos hídricos do Estado, com o governador Marconi Perillo e secretários do governo estadual. 

Cristalina foi ainda, junto a mais 19 municípios, escolhida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Semarh) para participar de um projeto de monitoramento do ar, que objetiva traçar um diagnóstico da qualidade do ar no em Goiás.

Attié destacou que o município com a maior área irrigada da América Latina - Cristalina - não pode, em hipótese alguma, perder a consciência de preservação ambiental. “Somos o 2° maior produtor agrícola do País e só alcançamos essa marca equiparada à alta tecnologia de irrigação; nossos produtores garantem boa parte da água usada em suas lavouras através do processo de barragens, para armazenar água das chuvas, iniciando aí a consciência ambiental.

Outro ponto importante abordado em Cristalina é a recuperação de nascentes; criamos um viveiro que atende qualquer pessoa da comunidade sem nenhum custo, e envolvemos as escolas nesses projetos de recuperação, porque só assim, educando os pequenos, garantiremos um futuro sustentável”, discursou o prefeito.

Monitoramento
Foi instalado no último dia 26 de abril, em Cristalina, o Hi-vol, equipamento que medirá a qualidade do ar em Cristalina por um ano, sendo coletadas amostras a cada trimestre, para elaboração do diagnóstico municipal. “A medição será trimestralmente, por técnicos da Semarh, que, ao final de um ano, apresentará um relatório preciso da qualidade do ar e, a partir desse diagnóstico, traçar ações de conscientização e preservação do meio ambiente”, esclareceu Eurivan Alves, analista ambiental da Semarh.

Todo o projeto será operacionalizado pela Semarh, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Cristalina e com total apoio do prefeito Luiz Attié. “Embora esse projeto seja totalmente custeado pelo Estado é essencial que se firme a parceria com o prefeito Attié, uma vez que o local e a segurança dos equipamentos ficarão a cargo da administração municipal”, destacou Eurivan.

O analista ambiental explicou que Cristalina foi escolhida por critérios estabelecidos pelo projeto, como: população, existência de atividades econômicas e industriais e frota veicular circulante. E que dentro de 10 dias será apresentado o resultado da primeira amostra já tirada após 24 horas, da instalação do aparelho de medição.

Simony Côrtes, secretária de meio ambiente e recursos hídricos de Cristalina, destacou que “o projeto será mais um diferencial do munícipio, refletindo em várias áreas, como saúde, educação ambiental e planejamento urbano”. A secretária, que foi eleita Delegada Ambiental do Estado na 3ª Conferência Estadual de Meio ambiente, representará Goiás e Cristalina no Cerrado Rio+20: Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza, onde estarão reunidos Chefes de Estado de todo o mundo para discutirem práticas sustentáveis dos próximos anos.

“O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas existentes nas ações já adotadas pelas principais cúpulas mundiais, além da discussão de novas problemáticas; é um orgulho e uma responsabilidade muito grande representar nosso Estado e nossa cidade nessa Conferência”, disse Simony.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cristalina

0 Comentários