Últimas Notícias

Notícias do Rádio

Telefonia

Nº de visualização do site

Pessoas Online

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Os menores planetas já encontrados fora do Sistema Solar estão a quase 130 anos-luz da Terra

|

Usando dados do telescópio espacial Kepler, que tem a missão de encontrar planetas fora do sistema solar semelhantes à Terra, com apoio de telescópios terrestres, encontrou no sistema chamado de KOI-961, os três menores exoplanetas conhecidos pelos humanos. Um exoplaneta é um planeta que reside fora do nosso sistema solar. 
Sistema solar KOI-961, localizado na constelação de Sygnus abriga os menores exoplanetas conhecidos
Sistema KOI-961 que abriga os menores exoplanetas conhecidos. Crédito: NASA
O sistema KOI-961 é composto por uma estrela anã vermelha com um sexto do tamanho do nosso sol, que emite mais luz vermelha que amarela e mais três pequenos planetas, chamados respectivamente de: KOI-961,01, KOI-961,02 e KOI-961,03. A estrela com seus planetas se localizam na constelação de Cygnus, distante  aproximadamente 130 anos-luz da Terra.

O menor dos três planetas, chamados KOI-961,03 é mais afastado da estrela,  e é mostrado em primeiro plano na imagem acima. Este planeta é aproximadamente do tamanho de Marte, com um raio de 0,57 vezes a da Terra. O planeta próximo ao canto superior direito é KOI-961,01, que é 0,78 vezes o raio da Terra. O planeta mais próximo da estrela é KOI-961,02, com um raio 0,73 vezes a da Terra. 

Os dois planetas mais distantes completam uma volta em torno da estrela em dois dias, já o planeta mais próximo, em menos de um dia. Sá para efeito de comparação, a Terra leva 365 dias para dar uma volta completa em torno do nosso sol. Os três planetas estão muito próximos de sua estrela,  isso significa que eles são muito quente, com temperaturas que variam 176º C a 447º C

Com informações da NASA/Edição: Redecol Brasil – Notícias com credibilidade!

Categorias: Tecnologia


Comente com sua conta do Facebook


Postar um comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.