Últimas Notícias

Notícias do Rádio

Telefonia

Nº de visualização do site

Pessoas Online

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Lançamento de satélite norte-coreano deixa Japão e Coréia do Sul em estado de alerta

|

Base de lançamento de foguete, em Togchang-ri, no noroeste da Coreia do NorteA decisão do governo da Coréia do Norte de lançar um satélite ao espaço na direção do Japão e da Coreia do Sul, a qualquer momento de hoje (12/04), provoca reações nos dois países e também na Europa e nos Estados Unidos. Apesar de os norte-coreanos negarem que o satélite tenha fins militares e nucleares, os líderes internacionais consideram o lançamento uma ameaça à segurança da comunidade estrangeira.

Para os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha, o Reino Unido, a França, Itália e o Canadá, que integram o G8, a decisão dos norte-coreanos representa uma violação às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O ministro das Relações Exteriores do Japão, Koichiro Gemba, reiterou que o conselho exigiu da Coreia do Norte a renúncia aos testes nucleares e de mísseis.

Em março, as autoridades da Coreia do Norte anunciaram a decisão de lançar o satélite de observação para fins civis. O satélite de longo alcance denominado Unha-3, segundo os norte-coreanos, tem o objetivo de monitorar as regiões em volta do país. A Coreia do Norte é um dos regimes políticos mais fechados do mundo e está isolado das demais nações.
Coréia do Norte pode lançar satélite a qualquer momento
Base de lançamento de foguete, em Togchang-ri, no noroeste da Coreia do Norte.
No começo deste ano, os Estados Unidos informaram o repasse de cerca de 240 mil toneladas de alimentos à Coreia do Norte. No entanto, devido à decisão de lançar o satélite, o governo norte-americano suspendeu o envio dos alimentos.
Com informações da Agência Brasil

Categorias: Atualidades


Comente com sua conta do Facebook


Postar um comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.