Projeto do VLP entre Gama/Santa Maria e Plano Piloto prevê a construção de 15 estações, 15 passarelas e dois novos terminais

Tempo de viagem entre Gama/Santa Maria e Plano Piloto cairá pela metade com o VLP
Sistema de transporte  - VLP
As obras para construção do VLP – Veículo Leve sobre Pneus que interligará as regiões administrativas do Gama e Santa Maria ao Plano Piloto estão a todo vapor. O corredor, situado no chamado eixo sul, atenderá uma população de 250 mil pessoas, o projeto é orçado em R$ 533 milhões e deverá diminuir o tempo de viagem do Gama/Santa Maria ao Plano Piloto de 90 para 40 minutos.

O sistema BRT (Bus Rapid Transit) faz parte do Brasília Integrada, a licitação para realização das obras aconteceu em 2009 e foi vencida pelo consórcio BRT-SUL, formado pelas empresas: Construtora Andrade Gutierrez S/A, Construtora OAS ltda, Via Engenharia S/A e Setepla Tecnometal Engenharia Ltda.

Prazo para execução das obras
O prazo de vigência do contrato é de 24 meses, no entanto, as obras do VLP devem ser executadas em 18 meses, devendo ser entregue em junho de 2013, antes da realização da Copa das Confederações, evento teste para a Copa de 2014. O DER - Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal é o responsável pelo gerenciamento das obras.

Geração de Empregos
As obras do VLP devem gerar seis mil empregos diretos por ano.

Tipo e capacidade dos veículos de passageiros
Além da redução do tempo de viagem do Gama/Santa Maria ao Plano Piloto, que passará dos atuais 90 minutos para 40 minutos quando o VLP estiver em operação, os passageiros viajarão em veículos modernos e mais confortáveis, com capacidade para transportar até 160 passageiros (articulados) e 200 passageiros (bi-articulados).

Novos terminais e estações
Serão construidos dois novos terminais, sendo um no Gama e outro em Santa Maria, além de 15 estações de embarque e mais 15 passarelas ao longo das linhas do VLP. O sistema terá um padrão de controle operacional semelhantes aos projetos metroviários, como é utilizado no Metrô-DF, haverá interligação com estações do metrô-DF, com as estações TAS (Terminal da Asa Sul) e do Parkshopping.

Novo terminal de passageiros do Gama
O novo terminal do Gama se localizar na DF 480 próximo ao campus da UNB e será um ponto de integração com as diversas linhas que saem da rodoviária do Gama (do setor central).
Novo terminal de passageiros do Gama que usarão o VLP
Novo terminal de passageiros de Santa Maria
Novo terminal de passageiros de Santa Maria que usarão o VLP

Estações que serão construídas
As 15 estações serão construídas nas rodovias DF-450/EPIA, DF-065, DF-480, BR-040, DF-025 e DF-047. As paradas onde os passageiros vão poder embarcar ficarão no canteiro central.
Serão 15 estações de integração do VLP Gama/Santa Maria - Plano Piloto
Estação do Gama
A estação do Gama se localizará próximo ao novo balão do Periquito, conforme imagem abaixo:
Estações de integração do VLP do Gama


Estação da Asa Sul
Além de um novo terminal na Rodoviária do Plano Piloto, o projeto do VLP também prevê a construção de uma estação junto ao Terminal da Asa Sul, conforme ilustra a imagem abaixo:
Estação do VLP junto ao Terminal da Asa Sul

Os ônibus vão circular em faixas exclusivas
Os ônibus circularão em faixas exclusivas, criadas nos canteiros centrais ao longo de quase 42km de corredor entre Gama/Santa Maria e Plano Piloto, conforme ilustra a imagem abaixo.
VLP - Corredor Sul - pista exclusiva no trajeto entre Gama/Santa Maria e Plano Piloto
O novo sistema do VLP terá ramais no Gama (8,7km de extensão) e em Santa Maria (5,3km). O trecho se tornará único a partir de um ponto de encontro na BR-040, a 27,8km de dois pontos de desembarque no Plano Piloto (Terminal Asa Sul e Rodoviária do Plano Piloto), veja os detalhes abaixo.
VLP Gama/Santa Maria e Plano Piloto
Rodoviária do Plano Piloto
Para que os ônibus do VLP possam chegar até à Rodoviária do Plano Piloto, o terminal vai precisar receber algumas adaptações devido as características dos veículos, conforme ilustra as imagens abaixo:
Proposta construção terminal VLP na Rodoviária do Plano Piloto
Terminal do VLP na Rodoviária do Plano Piloto
Projeto terminal VLP na Rodoviária do Plano Piloto
Novo Balão do Periquito
Uma das obras mais aguardadas pelos moradores do Gama é a construção do novo balão do periquito, local de grande congestionamento nos horários de pico, principalmente no sentido Plano Piloto - Gama. Pelo projeto, o balão ganhará novas pistas e mais dois viadutos que darão fluidez ao trânsito, conforme mostra a imagem abaixo:
Novo balão do Periquito não terá mais congestionamentos

26 Comentários

  1. Otimo, só deveria ser mais rápido essa obra esta demorando muito.
    Seria interessante as marginal do lado direito de quem vem do Gama já se posicionava na via a direita os que vao ao Riacho II, Recanto, Samambaia, e Taguatinga para passar onde hoje é o viaduto que vai para o P Piloto só iria para Taguatinga, Samambaia e etc. Assim como foi feito na linha verde aqueles que vão para o Guara se posiciona na marginal e os que vao seguir ao SIA se mantem.

    ResponderExcluir
  2. Faço a seguinte reclamação: A empresa de vendas de apartamento Residencial One está fazendo panfletagem na DF 480 saída do Gama para o Plano piloto, sendo que tem quatro pessoas entregando panfletos no primeiro quebra molas e ocasionando um congestionamento gigante, que mesmo antes, com as obras estava tranquilo. Peço as autoridades que tomem providencias porque os carros abrem o vidro para receberem os panfletos, o que tem ocasionado parada dos carros já na altura da empresa AMBEV. Ou seja, leva-se mais de 20 minutos pra percorrer distancia menor que 2km. TOMEM PROVIDENCIAS

    ResponderExcluir
  3. Gastar horrores para 3 viadutos no balão do periquito pra que? Se só precisaria de 1? Fizeram 2 viadutos a mais no "balão" do periquito pra não fazer mais uma tesourinha. Ridículo o que fazem com o dinheiro público

    ResponderExcluir
  4. Essas obras demoradas do vlp são por causa das eleições, querem enrolar para ganhar votos, lembro que esse papo de vlt, vlp, expansão do metrô vem lá do governo Arruda e até hoje nada!!

    ResponderExcluir
  5. Também quero fazer uma reclamação do pessoal da Residencial One que fica fazendo panfletagem na DF480, atrasando ainda mais o trânsito.

    ResponderExcluir
  6. Faço coro com aqueles que estão reclamando da panfletagem. Onde estão o órgãos fiscalizadores - Detran e PM?. Conclamo a todos os condutores que não recebam o material de publicidade (panfleto, folder, etc.).

    ResponderExcluir
  7. O que eu ainda não entendo:
    1 - Por que uma passarela externa e não uma passarela interna? E nos dias de chuva? Já vai ter que andar um bocado pra chegar até os terminais;

    2 - Tem um monte de terminal planejado sem acesso para pedestre;

    3 - Por que não trilhos ao invés de asfalto e daí colocar um veículo mais rápido como um trêm, ao invés de um ônibus?

    4 - VLP é "L"eve por quê?

    5 - Quando vão resolver os problemas de trânsito de Sobradinho, Asa Norte e Lago Norte?

    ResponderExcluir
  8. Acho que o L do VLP não é de Leve, é de Lento. Todo esse trecho Santa Maria, Gama, Rodoviária do Plano Piloto poderia ser feita em um tempo MUITO menor se fosse de trêm até o terminal final do Metrô da Asa Sul.

    ResponderExcluir
  9. engraçado. Gente preocupada em resolver os problemas do Lago Norte e propõe trêm pro Gama e Santa Maria. Isso aqui não é subúrbio não camarada!!! Mete este trem lá no Lago Sul.

    ResponderExcluir
  10. O transporte deve melhorar um pouco com esse VLP,até porque piorar em Brasília seria uma proeza.O adequado para essa parte sul seria um trem urbano que poderia circular na superfície ,mas em via segregada,aproveitando os trilhos que já existem lá e adequando alguns trechos muito curvos.Poderia ser um ramal tronco,com duas saidas,uma da rodoferroviária e outro da estação asa sul do metrô e indo até Valparaiso e Luziania e com ramificações para o gama e santa maria.
    O problema é que os lobbies dos fabricantes de ônibus e operadores do sistema não deixam haver um avanço maior.
    E viva o país que acha que um dia vai ser primeiro mundo!

    ResponderExcluir
  11. Acho que esse sistema vai melhorar um pouco o transporte nessa região, até porque piorar seria uma proeza.O que resolveria seria um transporte de capacidade maior como um trem urbano,com integração com microonibus,estacioamentos acoplados ás estações.Mas isso não vai ocorrer porque os lobies das empresas fabricantes de ônibus e operadores do sistema não deixam.

    ResponderExcluir
  12. a população do Gama deve se mobilizar para construçao de uma marginal para entrada e saida dos condominios na saída do Gama. Um protesto imediato antes da finalização das obras, pois depois será impossivel. Quem será que o idealista desse projeto?? não pensou nesse problema antes do inicio.

    ResponderExcluir
  13. Alan Barbosa...vc além de feio ...mão tem educação nenhuma...!!!!Problema do lago norte e sul...é justamente pessoas como vc...o que me preocupa é a existência de ser humano da sua qualidade"!!!!!que come mosca e jura que é caviar

    ResponderExcluir
  14. uma obra desse valor e só duas faixas para carrros pequenos; não vai adiantar nada!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Realmente amigo !!!! outro dia estava pensando como ficaria os moradores da ponte alta norte !!!! e fazer uma obra dessas e não pensar nisso é uma tremenda sacanagem com esses moradores

    ResponderExcluir
  16. O problema de gente idiota é que elas morrem contrariando a sua vontade de ser um eterno retardado

    ResponderExcluir
  17. O projeto do balão do Gama está perfeito, os 3 viadutos foram muito bem pensados, são muito funcionais, ninguém precisa esperar ninguém para passar, resolvendo de uma vez o problema de congestionamento, que não era problema apenas de quem vinha no sentido Gama/Plano Piloto, mas de quem vinha no sentido Santa Maria/Taguatinga, Recanto/P. Piloto; e evitando futuras obras, ou seja economia para o bolso do contribuinte, além de ter ficado lindo, o Gama merece uma obra desse porte. Quem sabe no futuro o governo não se anima e aproveita as vias exclusivas e coloca estrutura para metrô? A cidade está crescendo e logo precisará de mais transporte público.

    ResponderExcluir
  18. Só tenho uma curiosidade: o que vai acontecer com o monumento que fica no meio do balão? =D

    ResponderExcluir
  19. Sobre o veiculo. Vai ter vagão para bicicletas? Não ter é uma visão atrasadíssima. Poque se não tiver, o GDF vai estar comprovando sua mediocridade e ignorância sobre o assunto transporte publico, a esta altura do século.

    ResponderExcluir
  20. olha eu tou muito curioso,para ve esse novo transporte em açõ.

    ResponderExcluir
  21. Os governos federal e de goiás tem de encontrar uma solução para os moradores do entorno sul, uma solução seria aproveitar a ferrovia que já existe, e adaptar para transportar passageiros. Seria ótimo andar em trens confortáveis, com tv e ar condicionado ao invés de andar nos ônibus da viação anapolina, velhos, feios, sujos e que vivem quebrando.

    ResponderExcluir
  22. moro no gama e tenho certas duvidas destas obras, como já bem conhecemos os projetos não so em Brasilia mas em todo o Brasil são feitos nas coxas, esse projeto pode ter êxito mas ´por enquanto não acredito que possa resolver muita coisa

    ResponderExcluir
  23. Acho que não resolverá muita coisa, visto que, comportariam apenas 160 pessoas em cada ônibus. Imagina isso no horário de pico? 10.000 pessoas nos terminais esperando essas maravilhas.

    ResponderExcluir
  24. tem que ter e um trem e nao onibus aqui ja ta cheio de onibus porque nao colocar trem esse governo so quer lavar o dinheiro do povo essa que e a verdade!!!

    ResponderExcluir
  25. SERIA INTERESSANTE PARA O ENTORNO DE BRASILIA SE O VLP SE ESTENDE-SE ATÉ LUZIÂNIA,BENEFICIANDO TAMBÉM OS MORADORES DE VALPARAÍSO,OCIDENTAL,JARDIM INGA E ETC, MELHORARIA BASTANTE O TRANSITO NOS HORÁRIOS DE PICO,RESTA O GOVERNO DE GOIAS TOMAR ESTA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  26. Alguem DNIT, PRF,DETRAN etc....eu e minha mulher estamos pra perder o emprego porque não conseguimos mais chegar no horario ,, tem como alguem tomar alguma providência liberar as faixas que estão do lado das obras o acostamento sei , uma faixa da esquerda no sentido plano piloto , assim como eu muitos do entorno estão pra perder o emprego por atrazos.
    natan_paula

    ResponderExcluir