Governo brasileiro quer rever acordo de importação de veículos com o México

O governo brasileiro está estudando a possibilidade de suspender o acordo para comercialização de veículos automotores com o México. O acordo firmado em 2012 entre os dois países, permite as importações de automóveis, peças e mesmo partes de veículos do país norte-americano com isenções de várias tarifas aduaneiras e é válido até 2013.
Governo que rever acordo de importação do México

Porém, os detalhes das negociações não foram divulgados. A secretária de Comércio Exterior (Secex), Tatiana Lacerda Prazeres, apenas confirmou ontem (01/02) as articulações em curso. “[O assunto] está em discussão no governo”, disse, sem detalhar a proposta em discussão.

Pelos dados preliminares do governo, nos primeiros anos de acordo, o Brasil registrou saldo positivo no comércio de automóveis com o México. Mas nos últimos anos, o resultado passou a registrar dados negativos. Dos países do Mercosul, o Brasil é o principal importador do México.

De acordo com os negociadores, não há consenso por enquanto sobre o assunto. Setores do governo defendem a interrupção do acordo com o México. Autoridades mexicanas sinalizaram interesse em renegociar os termos do acordo em vigência.
Com informações da Agênciabrasil para o site Redecol Brasil

0 Comentários