Prédios desabam no centro do Rio de Janeiro

Prédios que caíram no Rio de Janeiro
Prédios que caíram no RJ - Foto: Google Street View   
Por volta das 20h15 de quarta-feira (25/01) três prédios localizados no centro do Rio de Janeiro desabaram, 11 pessoas foram retiradas dos escombros, destas, cinco estão internas em hospitais da região, até o momento, 19 pessoas estão desaparecidas.

Vieram a baixo um prédio de 20 andares, outro de 10 andares e um sobrado de 3 andares, que foi atingido pelos escombros dos outros dois edifícios, todos localizados nas imediações da Avenida 13 de Maio, próximo ao Theatro Municipal do Rio.

Causas dos desabamentos
Ainda não se sabe o que causou os desmoronamentos dos prédios, os bombeiros ouviram funcionários e testemunhas que relataram um forte cheiro de gás, no entanto, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que essa hipótese é remota e que não acredita em um vazamento de gás como sendo o causador do desastre, mas nenhuma hipótese pode ser descartada.

Ainda de acordo com Paes, provavelmente os prédios desabaram devido a problemas estruturais, inclusive, na Defesa Civil havia registros de obras sendo realizadas no prédio de 20 andares que foi o primeiro a desabar. Antes do acidente não houve nenhuma denúncia de rachaduras ou abalo estrutural nos prédios, por isso, as causas do acidente estão sendo investigadas, nesse momento, qualquer hipótese não passa de especulação.

Testemunhas
Segundo testemunhas, os andares mais altos caíram primeiro: “- Estava na banca de jornal quando comecei a ouvir uns estalos. Pensei que fossem tiros. Quando olhei para cima, vi os andares mais altos caindo”, afirmou Júlio Cesar de Oliveira, auxiliar de manutenção, em entrevista ao portal de notícias R7. 

Trânsito
Os motoristas devem evitar a região da Avenida 13 de Maio, centro do Rio de Janeiro. As estações do metro (Cinelândia, Carioca, Uruguaiana e Presidente Vargas) estão fechadas por medidas de segurança e não há previsão para que voltem a operar.

Mais imagens dos desabamentos
Prédios desabam e deixam muita poeira no RJ
Após desabamento dos prédios, poeira cobre tudo pela frente. Foto: Vladimir Plantonow/ABr
Imagem local onde ficavam os prédios que caíram no RJ
Local onde ficavam os prédios, ao fundo Theatro Municipal. Foto: Vladimir Plantonow/ABr
Montanha de escombros no RJ
Montanha de escombros após desabamentos.

0 Comentários