Mais de 800 militares que atuarão na Missão de Paz no Haiti se preparam em Cristalina

Mais de 800 militares que irão ao Haiti treinam em CristalinaAté o dia 10 de fevereiro mais de 800 militares que atuarão na Missão de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti estarão reunidos na 3ª Brigada de Infantaria Motorizada em Cristalina, serão ao todo três semanas de preparação na cidade.

Em março os militares partem para o Haiti e segundo o coronel Francisco Brito Filho, a missão dos brasileiros é “Manter o ambiente seguro e estável para apoiar as atividades de assistência humanitária e o fortalecimento das instituições nacionais haitianas”, disse durante entrevista à TV Rio Vermelho.

Simulações nas ruas de Cristalina
Atenção cristalinenses, até o dia 10 de fevereiro acontecerá na cidade diversas simulações envolvendo militares e deslocamento de viaturas, então não se assuste, esse procedimento faz parte da preparação dos militares que embarcarão ao Haiti.


Papel da 3ª Brigada de Cristalina
A 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Cristalina, foi encarregada do preparo do 1º Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 16º Contingente Brasileiro (BRABATT 1/16), que embarcará para a missão no Haiti a partir de março deste ano.  Com total apoio da prefeitura, desde o acolhimento dos soldados até a divulgação do treinamento, as três semanas de estadia em Cristalina terá todo o suporte municipal de servidores e da população.

Preparação dos militares
A preparação da tropa, que se iniciou no dia 15 agosto de 2011, será realizada até o mês de março de 2012. Durante esse período, os militares que integram o BRABATT 1/16 estão sendo submetidos a diversas avaliações, instruções e treinamentos específicos. Entre os dias 23 de janeiro a 10 de fevereiro, todos os integrantes do BRABATT 1/16 estarão reunidos em Cristalina e participarão de dois Exercícios de Operação de Paz, que representarão o coroamento da instrução e da fase de preparação. 

Perfil do militares
A tropa é formada integralmente por voluntários que passaram por uma criteriosa e rigorosa seleção em suas unidades. Os militares que participam do treinamento encontram-se na situação de pré-selecionados, isto é, até a data do embarque passarão por avaliações e observações constantes quando, então, serão considerados selecionados para a missão.

Organizações militares participantes da missão
O BRABATT 1/16 é comandado pelo Coronel de Infantaria Francisco Mamede de Brito Filho e possui militares da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, subordinadas ao Comando Militar do Planalto, de outras Unidades do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, das Forças Militares do Paraguai e do Exército Boliviano, perfazendo um efetivo de mil militares.  

A participação de militares nessa Força de Paz, como integrantes da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH), constitui motivo de orgulho pela possibilidade de representar o Exército e o Brasil nessa nobre e honrosa missão de promover a paz. Para a Instituição, trata-se de uma excelente oportunidade para o aprimoramento técnico e operacional de uma parcela da Força Terrestre.

Com informações da Ass. de Com. Da Prefeitura de Cristalina

0 Comentários