Cuidados importantes que devem ser tomados na volta às aulas



No início do ano letivo, a garotada está ansiosa para encontrar os amigos, usar o material escolar e o uniforme novo, conhecer os professores. Em meio à tanta empolgação, pais e professores devem estar atentos aos cuidados básicos a serem tomados com as crianças.

Os especialistas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) fazem uma lista de observações a serem levadas em conta como o uso correto das mochilas, a postura recomendada em sala de aula, o calçado adequado para o ambiente escolar e a prevenção de acidentes durante as brincadeiras.

Mochila - O uso correto da mochila é um quesito importante que pode evitar dores e deformidades. O especialista em coluna Luiz Eduardo Carelli, avisa que diante de tantas opções no mercado, o importante é pensar na saúde da coluna e dos ombros. Pesquisas já revelaram que o peso adequado a ser transportado em uma mochila é de no máximo 10% do peso corporal. Por isso, a sugestão é arrumar a mochila diariamente, segundo as necessidades das aulas do dia seguinte. 

“O caderno de 10 matérias pode ser substituído por um caderno para cada matéria. Ou pode-se adotar o esquema de fichário, em que o aluno leva para a escola apenas as folhas da matéria em questão”, ensina Carelli.

Vale ainda dar preferência para os modelos de alças alcolchoadas com largura que não excedam o tamanho do dorso da criança e com altura sobre a região da cintura. Outro ponto importante é ajustar a bolsa ao tronco e carregá-la sobre os dois ombros. “Jamais usá-las sobre um só ombro. A sobrecarga em um lado do corpo pode ocasionar problemas de postura, como escoliose e cifose, e sérias dores”, complementa.

Postura – O ortopedista lembra ainda a importância da postura em sala de aula e faz um alerta para os professores. “Muitos alunos têm mania de inclinar o corpo para frente no momento de escrever. É importante sinalizar a garotada a manter uma postura ereta, com as costas apoiadas na cadeira. È papel dos pais observar se as cadeiras da escola são adequadas, de maneira que tenham um tamanho compatível com as mesas”, acrescenta.
Fonte: Blog da Saúde/Ministério da Saúde

0 Comentários