Rádio Terra FM de São Paulo agora opera na frequência de 100,3 Mhz

Uma situação inusitada no rádio de São Paulo: a Terra FM 98.9, concessão de Praia Grande e torre instalada entre a capital paulista e o litoral (na Serra do Mar), deixou os 98.9 FM para operar em 100.3 FM.

A mudança consta no plano de distribuição de canais da Anatel para a Praia Grande e áreas vizinhas ao município. Com a torre localizada na Serra do Mar a Terra FM passa a ser sintonizada em 100.3 FM em boa parte da Baixada Santista e também na Grande São Paulo. Detalhe: 100.3 é um canal vizinho da frequência utilizada pela Transamérica FM na capital paulista.

Saiba mais:
Ouça a Rádio Terra FM 100,3 de São Paulo ao vivo

Ao levar a radio da Praia Grande para a serra do Mar a Terra FM invade o contorno protegido do sinal da Transamérica em São Paulo e região metropolitana, limite estabelecido pela Anatel (órgão que fiscaliza a atividade de radiodifusão no país). A Terra FM já operava nessas condições em 98.9 FM, porém esse canal anterior não causa interferências em outras FMs legalizadas da capital paulista. Já em 100.3 FM a Terra FM terá sua cobertura reduzida devido a proximidade com a Transamérica, além de afetar a cobertura da 100.1 FM. 

Essa proximidade entre canais geram interferências entre as duas FMs em vários pontos da Grande São Paulo. Nas áreas mais próximas às rodovias que ligam a capital ao litoral prevalece o sinal da Terra FM, situação que também ocorre no extremo sul de Santo André, parte de São Bernardo do Campo, Mauá, Ribeirão Pires, entre outras localidades da Grande São Paulo. Já o sinal da Transamérica FM 100.1 prevalece na capital e em outros pontos da região metropolitana. 

Ainda não existe a confirmação da localização exata da torre da 100.3 FM, emissora que possui um sinal local nas áreas mais ao sul da Grande São Paulo (próximas ao trecho sul do Rodoanel Mário Covas). Essa situação indica que a FM pode estar operando a partir de Paranapiacaba, distrito de Santo André e divisa com Cubatão (município da Baixada Santista). 

Essa situação foi constatada pela primeira vez por volta do meio-dia do dia 22 de dezembro, persistindo até o fechamento dessa matéria, no dia 23 de dezembro.
Colaboração de Marcelo Nanes/Tudoradio.com

0 Comentários