Hospital Municipal de Cristalina será reinaugurado dia 17 de dezembro

Hospital Municipal de Cristalina
Maquete Hospital de Cristalina
Após um ano e nove meses de obras, finalmente o Hospital Municipal Chaud Salles, em Cristalina será reinaugurado no dia 17 de dezembro. A unidade hospitalar passou por uma grande modernização de suas estruturas físicas, possibilitando um melhor atendimento aos pacientes e melhores condições de trabalho da equipe médica.

O Prefeito Luiz Attié, afirma que “a nova Unidade Hospitalar proporcionará uma melhoria significativa no acesso da população aos serviços de saúde, já que será mais ampla e acolhedora, permitindo às equipes de saúde prestar um atendimento mais humanizado e mais eficiente. Essa unidade também viabilizará um atendimento integrado das Equipes de Agentes Comunitários de Saúde, conforme preconiza o Ministério da Saúde”.

A reinauguração do hospital municipal estava prevista para o aniversário de Cristalina, em 18 de julho de 2011, no entanto, foi adiada para o final do mês de setembro, o que não se concretizou, mais uma vez foi adiada para o dia 17 de dezembro, o povo espera que desta vez o centro de saúde seja inaugurado e que funcione de forma efetiva.

Desde o mês de junho deste ano, o atendimento do hospital municipal foi transferido para o CEMESP, neste período, praticamente todas as gestantes eram transferidas para o Hospital Regional do Gama, Distrito Federal, para darem a luz. O CEMESP não tinha condições de atender plenamente as gestantes em trabalho de parto. O curioso disso tudo, é que, a maioria dos bebês de Cristalina não são cristalinenses, mas sim, brasilienses.

Convite reinauguração hospital de Cristalina
O município de Cristalina vem apresentando um ritmo acelerado de crescimento econômico por causa da agricultura, que por sua vez, gera milhares de postos de trabalho e atrai novos investimentos privados, como indústrias e centros comerciais. Na contramão disso, os investimentos públicos não acompanham a mesma lógica, de um lado há um município rico e próspero que tem o segundo maior PIB agrícola do país, do outro, um município carente, com famílias famintas, almejando melhores condições de saúde, educação, infraestrutura básicas e segurança pública de qualidade.

É preciso investir não só na infraestrutura e melhorias físicas do hospital municipal, mas sim, dotá-lo de aparelhamento que venha permite o atendimento de casos de baixa e média complexidade, sem que, seja preciso deslocar os pacientes para Luziânia ou Brasília. Nossa cidade precisa urgentemente de ao menos dez leitos de UTI, para casos de alta complexidade, mas isso, ainda parece ser um sonho distante.

A rede pública e privada de saúde do município de Cristalina é extremamente carente e frágil, só para você leitor ter uma ideia, tenho plano de saúde AMIL nacional e plano Odontológico da Odontogroup que abrange o Centro-Oeste, e por incrível que pareça, em Cristalina não há se quer uma clínica médica ou algum dentista credenciado. Em cidades muito menores isso não acontece. Cristalina precisa de ter mais centros de saúde privados, que também dão suporte aos hospitais da rede pública. A prefeitura e a Câmara de Vereadores precisam unir esforços e tentar trazer mais investimentos nesta área.

0 Comentários