Goiás vai mapear áreas de irrigação no Estado

Irrigação em Goiás
Cerca de 200 pessoas participam no dia 28 de setembro do Seminário “Irrigar Faz Bem”, promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás - Seagro e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária - Emater. 

O objetivo do encontro, que reuniu técnicos, produtores rurais, representantes de empresas de irrigação e prefeitos, é apresentar o projeto que será desenvolvido nos próximos 180 dias para mapear e cadastrar as áreas irrigadas do Estado.

De acordo com o superintendente de Irrigação da Seagro, Alécio Maróstica, os dados que farão parte do cadastro dos irrigantes em operação no Estado vão possibilitar um melhor planejamento de ações e investimentos na área. "Serão mapeadas as tecnologias adotadas, o tipo de assistência técnica, as condições de trabalho dos produtores, bem como as ações que devem ser tomadas para melhorar o serviço.”

Técnicos da Seagro e da Emater vão a campo para colher dados sobre os irrigantes instalados e em operação. Hoje são aproximadamente 300 mil hectares irrigados em Goiás, totalizando sete mil projetos. Entre as regiões com maior número de equipamentos ativados estão Cristalina, Morrinhos e Luziânia. Outros projetos, ainda não concluídos, devem beneficiar Luiz Alves do Araguaia, Flores de Goiás e Três Barras.

As equipes estimam que sejam gastos seis meses na execução do trabalho. Desses, três meses serão destinados às idas a campo para a coleta de dados. O restante, para tabulação e formatação das informações em programa de computador elaborado especificamente para o diagnóstico da irrigação. "A meta é atingir todos os produtores que trabalham com irrigação em Goiás e estimular aqueles que não estão dentro dos critérios da legislação a se adaptarem. Com isso, estarão aptos a receber benefícios como crédito e incentivos", pontua o superintendente.            
Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo de Goiás pra o site Redecol Brasil    

0 Comentários