Festival do Alho, Batata e Cebola de Cristalina começa na sexta-feira

Festival ABC da Boa Mesa
Com uma programação que oferece informação, oportunidade de negócios, gastronomia, lazer, e entretenimento, o ABC da Boa Mesa consolida a integração dos produtores de Cristalina Goiás com setores organizados e a sociedade.

Cristalina (GO), a 280 km de Goiânia e 130 km de Brasília sediará pelo terceiro ano consecutivo, no período de 19 a 21 de agosto, o Festival do Alho, Batata e Cebola – ABC da Boa Mesa, realizado pela Associação Nacional de Produtores de Alho (Anapa), Associação Brasileira da Batata (ABBA) e produtores de Cebola de Cristalina e região, com o apoio de instituições privadas e organismos públicos. A abertura oficial do evento será no dia 19 de agosto, sexta-feira, às 20 horas.

O objetivo dos produtores das três culturas é atrair, por meio de um evento com multiatividades, a atenção de diferentes públicos, como profissionais do setor agrícola, de organismos do governo e pesquisa, estudantes e a comunidade em geral, para o processo produtivo de três das principais culturas locais tornando conhecidas as boas práticas de manejo aplicadas, que resultam em uma atividade sustentável nos pilares econômico, social e ambiental. A expectativa dos organizadores é receber aproximadamente 15 mil pessoas nos três dias de evento e a entrada é franca. “Cristalina é um dos maiores produtores nacionais dessas três hortaliças e o Festival ABC da Boa Mesa se propõe a divulgar o município como um polo produtor destacado dessas culturas”, afirma Airton Arikita, diretor da ABBA.

A terceira edição do Festival terá uma infraestrutura ampliada, em relação ao ano passado, e será realizada na Praça da Liberdade, no Centro de Cristalina (GO). Contará com Feira Institucional para exposição de máquinas e equipamentos, restaurantes que oferecerão o cardápio “Muito Sabor entre Três Amores” com pratos para almoço e jantar, a um preço único de R$ 13,00, por pessoa e por acesso ao buffet. Além disso, contará com Armazém do ABC, empório, bar, choperia, e Estação das Fritas, onde serão comercializados itens de bebidas e alimentação.

Visando estimular oportunidades de desenvolvimento profissional serão ministradas, durante o Festival, Oficinas Gastronômicas Conceituais aplicadas com partes teórica e prática divididas em mini-palestras, preparação de receita e degustação. São dirigidas para quatro segmentos de público: merendeiras, profissionais do setor de alimentação, pessoas da comunidade e produtores da agricultura familiar. Também será realizada Cozinha Show com Chefs convidados e participação especial do humorista Nerso da Capitinga, além de shows artísticos com atrações de Cristalina, o violeiro Almir Pessoa e a dupla Roni & Ricardo.

Destaque nacional
As culturas de alho, batata e cebola em Cristalina (GO) e região são responsáveis por aproximadamente 8,2 mil empregos diretos. Cristalina e região são os maiores produtores de alho do Centro-Oeste, com o plantio de 1.900 hectares de alho por ano. A produção é equivalente a 30.4 mil toneladas por ano, o que corresponde a 30,4% da produção nacional, que é de 100 mil toneladas. A produtividade média por hectare de alho em Cristalina e região também é alta: 16 toneladas.

Já a cultura de batata ocupa uma área de 6 mil hectares plantadas em Cristalina e região por ano. Isso corresponde a 6% da área nacional de 100 mil hectares. A região de Cristalina produz 250 mil toneladas de batata por ano, o que corresponde a 10% da produção nacional que é de 2.5 milhões de toneladas.

A cultura de cebola também é destaque em Cristalina e região. São 1.300 hectares de cebola plantadas e a produção média de cebola em Cristalina e região é de 70 toneladas por hectare, o que representa 8% da produção brasileira.

Parceria é a base
O Festival do Alho, Batata e Cebola de Cristalina conta com o apoio de diferentes instituições representativas de classe, de educação e fomento ao empreendedorismo e do governo. São elas: Goiás Turismo – Governo do Estado de Goiás; Sebrae Goiás; Prefeitura Municipal de Cristalina; Universidade Nacional de Brasília (UNB); Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas da Região de Cristalina (Ariarc); Associação dos Engenheiros Agrônomos de Cristalina (Aeacris); Sindicato Rural de Cristalina e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cristalina.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Manoel Xavier Ferreira Filho, o Festival ABC da Boa Mesa já faz parte do calendário do Sebrae Goiás. ”A proposta dos produtores está em consonância com o DNA do Sebrae goiano de unir empreendedorismo a uma produção sustentável de diferentes culturas no Estado. As empresas ligadas à agricultura em Cristalina (GO) trabalham somente com profissionais registrados, evitam desmatamento e buscam a redução da utilização de defensivos. O Festival propicia ainda a geração de ocupação e renda na região, por meio do setor turístico e da divulgação da cultura e gastronomia locais”, ressaltou.

Para o prefeito de Cristalina, Luiz Carlos Attié, o festival é prova de que a cadeia produtiva do alho, batata e cebola coloca o município entre os grandes geradores de emprego, renda e qualidade de vida no Brasil e também expõe a qualidade das terras de Cristalina e a tecnologia aplicada pelo setor. “O festival é a vitrine nacional de nossa produção. As entidades promotoras têm grande credibilidade e, a cada ano, consolidam o ABC da Boa Mesa como um evento de extremo bom gosto e organização”, afirma o prefeito.

 Programação
19/08/11- Sexta-Feira
10h às 11h30 – Oficina Gastronômica Conceitual – Merendeiras
12h às 15h – Almoço / cardápio “Muito Sabor entre Três Amores”
14h às 15h30 – Oficina Gastronômica Conceitual - Setor de alimentação
16h às 17h30 – Oficina Gastronômica Conceitual – Comunidade
20h – Abertura Oficial do 3º Festival do Alho, Batata e Cebola - ABC da Boa Mesa

Dia 20/08/11 – Sábado
9h – Início das atividades do 3º Festival do Alho, Batata e Cebola - ABC da Boa Mesa
9h30 às 11h – Oficina Gastronômica Conceitual – Comunidade
12h às 15h – Almoço com cardápio “Muito Sabor entre Três Amores” e música ao vivo.
15h30 às 17h – Oficina Gastronômica Conceitual - produtores da Agricultura Familiar.
19h – Festival Gastronômico com cardápio “Muito Sabor entre Três Amores” e Show com Almir Pessoa, o violeiro do Brasil.

Dia 21/08/11 – Domingo
9h – Abertura do 3º Festival do Alho, Batata e Cebola - ABC da Boa Mesa
10h – Premiação do Concurso de Redação / Escolas
12h – Almoço com cardápio “Muito Sabor entre Três Amores” e música ao vivo
16h – Apresentação da Orquestra de Violeiros de Cristalina

0 Comentários