Últimas Notícias

Notícias do Rádio

Telefonia

Nº de visualização do site

Pessoas Online

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estudantes do Recanto das Emas - DF recebem 300 bicicletas para irem à escola

|

Estudante ganha bicicleta no Recanto das Emas, DF
Estudante mostra bicicleta que ganhou   
O ministro da educação, Fernando Haddad, juntamente com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, distribuíram nesta sexta-feira (26/08), 300 bicicletas para os estudantes do Recanto da Emas que moram até sete quilômetros da escola onde estudam. Essa iniciativa faz parte do programa Caminho da Escola – Bicicleta Escolar do DF, que pretende facilitar o acesso dos estudantes que residem distante da escola.

Agnelo afirmou que o  “Distrito Federal é o primeiro do país a aderir ao Programa Bicicleta Escolar. Com esse meio de transporte, estamos estimulando os alunos a andar de bicicleta. Além de ser um instrumento saudável, que estimula a prática de atividade física, a bicicleta não polui o meio ambiente”.

Para o ministro Fernando Haddad, a adoção do programa é uma forma de  mostrar ao país que os brasilienses têm maturidade no trânsito. “Com essa iniciativa, vamos facilitar o acesso dos estudantes à escola e cultivar o respeito dos motoristas pelos ciclistas.”

Maria Eduarda, de 16 anos, cuja casa fica a 5 quilômetros do Centro de Ensino Médio 804, onde estuda, ressaltou que, com o programa, haverá melhora de vida para os estudantes. “É muito bom receber uma bicicleta para ir à escola, pois eu sempre ia a pé e demorava, em média, 20 minutos para chegar. De bicicleta, levarei uns dez minutos, ganharei resistência e melhora de vida”, disse ela.

As bicicletas do programa são amarelas, têm detalhes em preto e estão sendo entregues com o capacete, para garantir a segurança do ciclista. Para receber a bicicleta, o aluno firma um termo de compromisso no qual se responsabiliza pelo uso e pela conservação dos equipamentos, pois, no fim do ano, terá que devolvê-los à escola, que os repassará a outro estudante.

O Recanto das Emas foi a região administrativa escolhida o para início da distribuição das bicicletas porque tem 36 quilômetros de ciclovia. Até o fim deste ano, o programa distribuirá, em todo o Distrito Federal, inclusive na zona rural, cerca de 3 mil bicicletas. O programa foi instituído por meio de parceria entre a Secretaria de Educação e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e tem apoio do Ministério da Educação. 


Sem dúvida esta é uma ótima iniciativa, no entanto, apesar dos motoristas do Distrito Federal serem de longe os mais educados do Brasil, ainda há muito desrespeito com o ciclista, tanto que, diariamente acontece acidentes envolvendo carros e bicicletas nas ruas de Brasília. É preciso construir mais ciclovias e acelerar as obras da que já estão sendo construídas, senão, é melhor essas crianças irem a pé à escola, do que correrem o risco de serem atropeladas.

Colaboração Agência Brasil e edição Redecol Brasil

Categorias: Atualidades


Comente com sua conta do Facebook


Postar um comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.