Chuva de Meteoros poderá ser vista nesta sexta-feira e também na madrugada de sábado

Na madrugada desta sexta-feira (12/08/2011) e também no sábado será possível apreciar uma chuva de meteoros, que sem dúvida é um dos mais belos fenômenos naturais. 

No Brasil, somente os moradores das regiões Norte e Nordeste poderão assistir a olho num esse show cósmico, ou seja, não é preciso usar nenhum equipamento especial, porém, para uma melhor visualização é aconselhável escolher um bom local para observação do céu, distante de prédios, montanhas e principalmente das luzes da cidade.

Essa chuva de meteoros é chamada de Perseidas porque os meteoros ou estrelas cadentes como popularmente são chamadas essas partículas, aparecem na direção da constelação de Perseu, que é melhor visualizada no Hemisfério Norte da Terra.  Uma vez ao ano quando a Terra orbita a sua estrela (o sol), ela passa pelos detritos de poeira deixada pelo cometa Swift-Tuttle, que completa uma volta em torno do sol a cada 133 anos. Esses detritos têm cerca de mil anos e são formados por partículas de gelo e outros materiais expelidos pelo cometa.



Essa chuva de meteoros provocada pela poeira do comenta Swift-Tuttle é uma das mais antigas já observadas pela humanidade, existem relatos de observações feitas a mais de dois mil anos. Os astrônomos estimam que e cada hora, será possível observar entre 20 e 30 meteoros no céu.

Se você perder a chuva de meteoros Perseidas, não se preocupe, entre os dias 15 e 29 de outubro a Terra atravessará pela segunda vez neste ano (veja a primeira) pelo rastro do cometa Halley, que poderá ser vista em plenitude aqui no Hemisfério Sul, isso é claro, se as condições meteorológicas ajudarem.

0 Comentários