Tempo seco e baixa umidade do ar coloca 7 Estados e o Distrito Federal em alerta

sol forte
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para tempo seco em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, na Bahia, no Tocantins e no Distrito Federal. A previsão para a tarde é que a umidade relativa do ar fique abaixo de 30%, nível considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a meteorologista, Morgana Almeida, a Região Central do país é mais seca por estar distante do oceano. “Pelo fato de o Brasil ser um país de dimensões continentais, é mais difícil que o vapor da água vindo do mar chegue até essa área. Isso é o que chamamos de efeito da continentalidade”, explica.

Durante o período da manhã a capital paulista registrou umidade de 50%. Mas, as cidades de Ituverava, Valparaíso, Presidente Prudente e Pradópolis, no oeste, registraram índice de 20% a 30%. Pelos padrões da OMS, entre 20% e 30% é considerado estado de atenção, de 12% a 20%, alerta, e inferior a 12% é alerta máximo.

Durante o fim de semana, a tendência é que os níveis de umidade do ar fiquem ainda mais baixos. Na cidade de São Paulo, a umidade relativa do ar na capital e no interior deve chegar a 20%, no sábado. As temperaturas máximas devem alcançar 31º graus Celsius (ºC) no interior e 27ºC na capital. Além disso, segundo o Inmet, a umidade do ar deve ficar ainda mais baixa nos meses de agosto e setembro.

Nesta época do ano é comum encontrar pessoas que sofrem com sangramento pelo nariz, olhos irritados ou alergias na pele causadas pela seca. “Para quem já sofre de problemas pulmonares crônicos é válido que se faça uma avaliação médica para ver se a medicação está adequada”, disse a pneumologista Jaquelina Ota.

A médica ressalta também que é importante evitar ambientes fechados, redobrar os cuidados com a higiene básica, como lavar as mãos com frequência, e não praticar atividade física no período em que tem mais poluentes no ar (entre as 10h e as 16h). Outra dica é evitar banhos quentes, excesso de sabonete na pele, usar sempre hidratantes e protetor solar e não passar a língua nos lábios, pois a saliva possui substâncias digestivas que agridem os lábios.
Com informações da Agência Brasil

0 Comentários