Servidores da saúde do Distrito Federal encerram greve e voltam ao trabalho


A greve dos servidores da saúde aqui do Distrito Federal que teve início no dia 27 de junho, terminou na última terça-feira, 12 de julho depois que a categoria, por unanimidade durante assembleia aceitou a proposta do GDF. A volta ao trabalho também foi impulsionada depois que o justiça determinou a volta ao trabalho dos servidores da saúde, em caso de descumprimento, o sindicato que representa os trabalhadores pagaria multa diária de R$ 100 mil. A saúde pública de Brasília que é uma das piores do Brasil, ficou um caos nos dias de greve, e mais uma vez, a população que procurou os postos e hospitais públicos da cidade teve muitas dificuldades para serem atendidas.

Veja na íntegra a nota que o Governo do Distrito Federal enviou à imprensa:

Com o diálogo restabelecido – tendo em vista os compromissos assumidos pelo GDF – a greve dos servidores da saúde chegou ao fim. Diante da necessidade de valorizar as carreiras de nossa cidade, a Secretaria de Administração Pública apresentou a seguinte proposta ao Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Saúde do Distrito Federal (Sindsaúde):
  • Reajuste do tíquete alimentação para R$ 304,00 a partir de julho de 2011;
  • Incorporação da Gratificação por Apoio Técnico Administrativo (GATA) de modo escalonado: 40% em setembro de 2011, 50% em setembro de 2012 e 30% em julho de 2013;
  • Plano de saúde a ser implementado em janeiro de 2012;
  • Conclusão do Projeto de Lei que dispõe sobre a reestruturação da carreira de Assistência Pública à Saúde no mês de setembro de 2011;
  • Continuidade do diálogo na Mesa de Negociação para negociar a redução da carga horária e, também, o estudo do pagamento das verbas rescisórias da categoria;
  • Negociação dos dias paralisados com a apresentação do calendário de reposição até o dia 15 de julho de 2011.
O Secretário de Administração Pública, Denilson Bento da Costa, ressaltou, na reunião de ontem (segunda-feira, 11 de julho), a importância da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF): “O Governo trabalha no limite da LRF. E esse limite deve ser respeitado”. Ele avaliou como positivo o debate e destacou, ao apresentar a proposta: “Reafirmo que o Governo é a favor do diálogo permanente com todas as categorias”.
“Mais do que abandono, houve um sucateamento da saúde pública nos últimos anos aqui no DF. Mas reconhecemos a história da categoria, que é de luta. E respeitamos muito isso”, disse o Secretário de Governo, Paulo Tadeu.
A partir de agora, o GDF espera que 100% dos servidores permaneçam em atividade. Desse modo, evita-se que a população seja prejudicada.
Maiores informações:
Ascom/Seap
(61) 3225.0594/ 3961.1565
www.seap.df.gov.br


0 Comentários