Air Bus apresenta protótipo de avião com teto transparente


Você já se imaginou voando em um avião com o teto transparente, onde seria possível admirar as paisagens durante a viagem e ainda contar com assentos ergonomicamente construídos para possibilitar o máximo de conforto e relaxamento aos passageiros, bem como salões de realidade virtual, onde se poderia jogar golfe e até fazer compras? Parece irreal, mas a Air Bus, apresentou em Londres um protótipo de uma aeronave comercial com todas essas funcionalidades e ecologicamente correta, construída com matérias mais leves e resistes e que consome menos combustível.

A Air Bus apresentou o protótipo dessa aeronave inovadora no dia 13 de junho, na cidade de Londres, Inglaterra. A previsão é que, a partir de 2050, esse conceito de avião esteja cruzando os continentes. O interior da aeronave projetada pela Air Bus é dividida em duas zonas que se adequa às necessidades dos passageiros, a primeira é uma zona Revitalizante, que teria ar enriquecido com vitaminas, iluminação ambiental, aromaterapia, além de tratamento de acupuntura. Já a segunda é uma zona Interativa, onde os passageiros poderia passar o tempo em um ambiente de realidade virtual, com hologramas, jogos e acesso a Internet.

O vice-presidente executivo da divisão de engenharia da Air Bus, Charles Champion, afirmou que as pesquisas realizadas pela empresa buscam construir um avião que proporcione aos passageiros uma experiência prazerosa durante a viagem. Esse novo modelo de aeronave exigirá o desenvolvimento de novas tecnologias, nesse sentido, a Air Bus, ressaltou a necessidade de abandonar as atuais estruturas das quais se constroem os aviões e investir no desenvolvimento de materiais biodegradáveis.

A estrutura destes aparelhos do futuro, segundo a Air Bus, tentará imitar a eficiência do esqueleto dos pássaros, constituídos de materiais leves, mas de grande resistência. O sistema elétrico da cabine “apresentada” pode ser comparada ao cérebro humano, declarou Champion. É que ela estará integrada em uma membrana que substituirá as centenas de quilômetros de cabos que atualmente percorrem as aeronaves.

“Nosso desafio para o futuro é prever qual tecnologia vamos ser capazes de produzir. Essa é a ideia que rege os protótipos conceituais”, afirmou o vice-presidente. “O mundo muda muito rapidamente e, provavelmente, nunca veremos uma cabine exatamente como esta mas, com certeza, desfrutaremos de outras com novas soluções”, disse o executivo.

O protótipo conta ainda com tecnologias para reduzir a queima de combustíveis, a poluição acústica e as emissões de gás carbônico e outros resíduos. De acordo com o desenho, a membrana que conformaria as paredes da cabine permitiria o controle da temperatura no local. O calor liberado pelo corpo humano será utilizado para a iluminação interna do avião. Os passageiros gozará também de boa comunicação com o exterior, com a possibilidade de ligar para a família via videoconferência.

“Outra das coisas que espero é que haja um aumento da conectividade, porque hoje em dia as conexões de banda larga entre as aeronaves e o solo são muito limitadas”, considerou Champion. Veja abaixo algumas fotos divulgadas pela Air Bus do avião do futuro:
Air Bus teto transparente
Teto transparente permitindo uma visão total da viagem.
Detalhes teto transparente do avião da Air Bus
Detalhes do teto transparente - à noite
Veja mais detalhes do avião teto transparente da Air Bus
Conceito de cabine imaginada pela Air Bus
Avião conceito da Air Bus - teto transparente
 O interior do "Área revitalizante" que contaria com ar enriquecido com vitaminas, iluminação ambiental, aromaterapia e tratamentos de acupuntura.
Avião com teto transparente da Air Bus deve sair do papel em 2050
Espaço de realidade virtual no qual poderiam jogar golfe e até fazer compras.
Os assentos do avião de teto transparente da Air Bus
Assentos ergonômicos, mais confortáveis e relaxantes.

0 Comentários