3ª Brigada de Infantaria do Exército sediada em Cristalina realiza Operação Capim Dourado em Gurupi

A 3ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, sediada em Cristalina, juntamente com a prefeitura municipal de Gurupi, Estado do Tocantins, realizam entre os dias 13 e 17 de junho a Operação Capim Dourado, cujo objetivo é garantir a lei e a ordem naquele município, participam também da operação as polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Receita Federal e o Ministério Público.

Unidades do exército de Uberlândia/MG, Jataí/GO, Palmas/TO, Brasília/DF e Ipameri/GO, estão subordinadas à 3ª Brigada de Cristalina e participam da Operação Capim Dourado. O General de Brigada, Ronaldo Pierre Cavalcante Ludgren, disse que participa da operação em Gurupi mais de mil homens do exército e 170 viaturas.



Organizações Militares subordinadas à 3ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cristalina:
22º BI Mtz (Palmas-TO),
36º BI Mtz (Uberlândia-MG),
41º BI Mtz (Jataí-GO),
32º GAC (Brasília-DF),
16º B Log (Brasília-DF),
Cia Cmdo 3ª Bda Inf Mtz (Cristalina-GO),
3º Esqd C Mec (Brasília-DF),
1ª Bia AAAe (Brasília-DF),
23ª Cia E Cmb (Ipameri-GO),
6ª Cia Com (Cristalina-GO) e o 23º Pel PE (Cristalina-GO).

“Vamos fazer um trabalho junto com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal para treinar os soldados para este tipo de atividade e mostrar que o exército está presente na sociedade. Vamos fazer uma operação semelhante à Força de Pacificação que aconteceu no Rio de Janeiro, mas, só com dimensões diferentes”, explicou o Major Jesus ao site A Notícia.

No dia 16, será realizada uma grande ação cívica social, onde serão dadas palestras, distribuição de alimentos, serviços de saúde e prevenção (coleta de citologia, testes de hanseníase, tuberculose, glicemia capilar, DST/AIDS/HIV, aferição da pressão arterial e serviços odontológicos) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e um desfile cívico na Avenida Goiás. No dia 17 será o encerramento oficial da operação, onde serão feitas as observações e análises dos objetivos alcançados.

O Exército Brasileiro está de parabéns, já tive a honra de vestir a farda verde oliva e sei da seriedade e compromisso que esta força tem para com o Brasil. No entanto, operações como a Capim Dourado poderiam ser realizadas aqui na Região do Entorno de Brasília, onde os índices de violência estão entre os mais altos do mundo. Com uma Brigada de Infantaria localizada em Cristalina, poder-se-ia pensar em colocar esse militares nas ruas para apoiarem ações das polícias civis, militares, da Força Nacional de Segurança e das Guardas Municipais da região.

0 Comentários