Eleições 2012 já começou nos bastidores em Cristalina

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, já começaram as articulações e conversas que definirão os candidatos ao cargo de prefeito de Cristalina em 2012. O atual prefeito da cidade, Luiz Carlos Attié (DEM), tem sua candidatura à reeleição quase certa, outros nomes fortes cotados são do ex-prefeito Antonino Andrade (PR), do verador Marquinho Abrão (PPS), do empresário Silton Soares (PT) e do produtor rural Edézio Mineto.

Em 2012, a eleição municipal em Cristalina provavelmente será a mais concorrida na história da cidade, muitas lideranças estão se unindo, o que acabará convergindo para a formação de dois principais blocos de disputa, um liderado pelo prefeito Attié e outro pelo ex-prefeito Antonino, que após a derrota nas urnas, se aproximou do PSDB – antigo rival político, fortalecendo o apoio a uma provável candidatura a prefeito.

Já Attié, após um começo de governo complicado, onde não conseguiu o apoio unânime da Câmara de Vereadores, parece ter acalmado a situação após o vereador Olivar Caetano ter vencido a disputa pela presidência do legislativo municipal. Esse fato foi crucial para marcar a reconciliação do prefeito com os vereadores.

Outro ponto positivo no Governo Attié é a grande geração de empregos, principalmente após a chegada de grandes indústrias, aliado a isso, a produção agrícola de Cristalina é destaque nacional de produção e qualidade, atraindo mais investimentos ao município e consequentemente, trazendo mais recursos dos governos estadual e federal. Também há um esforço do executivo municipal em modernizar a máquina pública de Cristalina, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população.

Já o ex-deputado e ex-prefeito, Antonino Andrade é um ícone da política cristalinense. Foi prefeito por duas oportunidades e em sua gestão o município passou por uma grande revolução, importantes obras foram construídas, uma das principais foi a urbanização da região da Praça da Liberdade e construção da rodoviária atual. Em seu governo, Antonino, com apoio do governo de Goiás, viabilizou a vinda de indústrias para Cristalina, que se concretizou no governo Attié.

Há um forte rumor de que Attié trocará o DEM pelo PSD, seguindo o mesmo caminho do Secretário-chefe da Casa Civil do Estado de Goiás, Vilmar Rocha (DEM), que está cada vez mais inclinado a se filiar ao partido fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Porém, Attié deverá tomar uma importante decisão, ou permanece no DEM e poderá não contar com o apoio de importantes lideranças do partido, como o vice-governador goiano, José Eliton (DEM), uma vez que, Attié apoiou Iris Resende (PMDB), no segundo turno das eleições para governador de 2010. De acordo com o Jornal Opção, o vice-governador disse que não apoiará o prefeito de Cristalina. Caso Attié vá para o PSD, deverá conquistar o apoio do deputado luzianiense que é apontado como o futuro líder do PSD no Entorno, Cristovam Tormin (PTB).

No entanto, pela crescente importância econômica e política que o município de Cristalina vem exercendo no Entorno de Brasília e no Estado de Goiás, o PSD, sendo um partido novo, não desperdiçará a chance de eleger um prefeito em uma importante cidade como Cristalina e consequentemente apoiará a candidatura de Attié. Outro fator que também pode pesar a favor da reeleição do prefeito Attié é o apoio do governador Marconi Perillo ao Secretário-chefe da Casa Civil do Estado de Goiás, Vilmar Rocha, que será a maior liderança do PSD em terras goianas.

Em 2012, não menosprezando os outros candidatos, mas, é fato que a disputa ao cargo de prefeito de Cristalina será resumida entre Luiz Carlos Attié e Antonino Camilo de Andrade ou talvez, Marquinho Abrão. O importante é a população analisar com muita atenção as propostas e projetos de todos os candidatos e escolher aquele que será o melhor para Cristalina.

0 Comentários