Duplicação da BR 050 em Goiás

Foto: Agenciart - BR 050 - Entre Minas e São Paulo
O Ministério dos Transportes anunciou a duplicação da BR 050 durante audiência com o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Jardel Sebba e o governador Marconi Perillo. O ministro dos transportes, Alfredo Nascimento, já ordenou ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes que inicie já nas próximas semanas o processo licitatório da obra. De acordo com o projeto, serão duplicados somente 33 quilômetros entre a cidade de Catalão e a divisa com o Estado de Minas Gerais.

Não foi divulgado o valor da obra, somente que os recursos já estão previstos no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e que a duplicação do trecho da BR 050 deve ser iniciada em 2012. Marconi Perillo disse que já tinha dado autorização para que a AGETOP realizasse a licitação do projeto de duplicação da rodovia, entre Catalão e a divisa com Minas Gerais. O custo da obra seria de R$ 2 milhões que seriam doados ao governo federal, já que, a BR 050 é um estrada federal. Seguindo orientação do Tribunal de Contas da União, a doação não foi aceita pelo Planalto.

O governo goiano ao invés de querer investir recursos em uma rodovia federal, da qual, institucionalmente não é da sua competência, deve é melhorar as condições das rodovias e estradas do Estado, que em sua maioria se encontram em péssimo estado de conservação. Por que não pegam esses R$ 2 milhões que queriam doar ao governo federal e pavimentam a GO 309, que liga Cristalina a Unaí, que é uma importante via de escoação da produção agrícola do município. Políticos de Cristalina acordem! Recursos não faltam.

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Jardel Sebba, sempre recebe muitos votos em Cristalina, assim como o governador Marconi Perillo, que venceu a última eleição em Cristalina com 70% dos votos válidos, os dois, poderiam retribuir a confiança do povo cristalinense, tentando, junto ao DNIT a duplicação da BR 050 entre Cristalina e Catalão e também da BR 040 entre Cristalina e Luziânia.

Essas duas rodovias ceifam a vida de centenas de pessoas todos os anos, com a duplicação dos trechos citados no parágrafo anterior, o número de acidentes e consequentemente de vítimas, seriam muito menores. 

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