Últimas Notícias

Notícias do Rádio

Telefonia

Nº de visualização do site

Pessoas Online

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Asteróide está se aproximando perigosamente da Terra

|

Foto: The Thelegraph    
Um grande asteroide se aproximará perigosamente da Terra nesta terça-feira (08/11), o corpo celeste pesa mais de 55 milhões de toneladas e tem pouco mais de 400 metros de diâmetro, tamanho equivalente a uma montanha terrestre. O asteroide foi descoberto há cinco anos pelo astrônomo americano Robert McMilla, do Programa de Observação do Espaço, em Tucson, Arizona. e recebeu o nome de 2005 YU55.


Embora classificado como um objeto potencialmente perigoso, 2005 YU55 não representa nenhuma ameaça de uma colisão com a Terra, pelo menos nos próximos 100 anos. No entanto, esta será a maior aproximação de um objeto tão grande que os seres humanos já viram. Um evento deste tipo só acontecerá novamente em 2028, quando o asteroide (153.814) 2001 WN5 vai passar a cercar de 230 mil quilômetros da terra.

Se um asteroide do tamanho do 2005 YU55 atingisse o nosso planeta, países inteiros seriam varridos pela onda de choque com potencial destrutivo equivalente a mais de 65 mil bombas atômicas, causando uma cratera de 600 metros de profundidade e dez quilômetros de largura.

De acordo com a Agência Espacial Americana – NASA, o asteroide passará próximo à Terra entre os dias 8 e 9 de novembro e poderá ser visto com telescópio simples. Veja uma animação feita pela NASA sobre a passagem do asteróide:


Categorias: Curiosidades


Comente com sua conta do Facebook


Postar um comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.