Autoridades discutem transporte público no Entorno de Brasília

O secretário das Cidades se reunirá nesta quarta-feira, 6 de abril, com Bernardo Figueiredo, presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. O encontro tem como principal objetivo viabilizar meios para integrar o caótico sistema de transporte público do Entorno e Distrito Federal.

Milhares de trabalhadores se dirigem diariamente do Entorno para o Distrito Federal, enfrentando diversas intempéries de um transporte público problemático: Ônibus sucateados e cada vez mais lotados, passagens caras e monopólio das linhas, que ficam nas mãos de poucas ou mesmo de uma única empresas, como acontece no Entorno Sul (Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama e Valparaíso).

Revoltados com o desrespeito das empresas de transporte coletivo, moradores de Planaltina de Goiás fizeram recentemente protestos contra a situação dos ônibus e o preço da passagem que chega a casa dos R$ 4,00. Foram tomadas medidas paliativas por parte dos governantes de Goiás e DF, mas a situação ainda é preocupante.

Os passageiros de Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto também convivem diariamente com ônibus velhos e lotados. Mas a realidade é que o transporte público do Distrito Federal também não está muito diferente do que acontece em todo o Entorno. Vamos aguardar que essa reunião que acontecerá em Brasília aponte soluções práticas para resolver os problemas do transporte público da nossa região, que carece de mais atenção dos governantes.

0 Comentários